Assistência Social: Ação conjunta entre o CRAS e CadÚnico atendeu 130 famílias na primeira etapa em Mucuri
A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, numa ação conjunta realizada pelas equipes do CRAS Volante e CadÚnico itinerante atenderam, no mês de fevereiro, 130 famílias dos assentamentos agrários Paulo Freire, Lagoa Bonita, Zumbi dos Palmares e dos distritos de Taquarinha e 31 de Março “Divisa”.
A agenda para o mês de março foi suspensa devido ao Decreto Estadual que instituiu as novas medidas restritivas com lockdown em combate ao coronavírus na Bahia. Conforme a direção do CRAS, tão logo o Governo do Estado relaxar as regras endurecidas das medidas, as ações serão retomadas, cumprindo a programação, que será amplamente divulgada.
Os serviços ofertados pelo CRAS e CadÚnico vão desde a emissão da Carteirinha do idoso, concessão de benefício alimentação, concessão de benefícios de aluguel social, atualização de cadastro no CadÚnico, requerimento de benefícios junto ao INSS, encaminhamento ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, carteirinha IDJOVEM, cadastro na Tarifa Social, segunda via de documentos e orientações diversas.
Ampliação dos Serviços
De acordo com a advogada Vanessa Porto Figueiredo, secretária Municipal de Assistência Social de Mucuri, a determinação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) é ampliar os serviços e que não poupem esforços para que sejam garantidos os direitos de todos cidadãos mucurienses que necessitem dos serviços da Secretaria de Assistência Social.
Segundo a secretária municipal Vanessa Porto, para atender bem um município com enormes dimensões geográficas, onde as comunidades, povoados e distritos são muito distantes da cidade/sede e do maior centro urbano do município que se trata do distrito de Itabatã, é preciso que as equipes planejem, criem estratégias e se dediquem para suprir toda a demanda.
“Graças ao apoio do prefeito Robertinho e ao empenho das equipes envolvidas – técnicos psicólogos, assistentes sociais, motoristas, agentes sociais, coordenadores, dentre outros -, está sendo possível, apesar das restrições da pandemia, avançar no atendimento às famílias necessitadas. Ainda há muito trabalho por realizar, mas, estamos focados e determinados a fazer o melhor em favor dos cidadãos mucurienses”, pontuou a secretária Vanessa Porto.
Proteção Social
Para a Leonice Lima, coordenadora municipal do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Mucuri, o CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
A coordenadora Leonice Lima, lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência. Que possui o serviço no domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade e, sobretudo, garante acesso aos direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.