26 de setembro de 2023 08:38

Distrito de Taquarinha recebe equipe itinerante da Assistência Social de Mucuri para atualização cadastral de beneficiários

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou recentemente a implementação de novas regras para o cadastramento de beneficiários do Bolsa Família, com o objetivo de combater possíveis irregularidades. As famílias unipessoais atendidas pelo programa social devem ficar atentas às mudanças e para informa-las melhor, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri descentralizou os atendimentos e está percorrendo distritos e povoados para esclarecimento das dúvidas e atualização cadastral das famílias.

No distrito de Taquarinha, por exemplo, os atendimentos foram do dia 18 a 22 de setembro, entretanto, muitas pessoas ainda não foram contempladas com a visita domiciliar por não estarem em casa no horário do atendimento. Para essas famílias, a orientação é que procurem a Unidade de Saúde ou o posto de atendimento implantado no distrito. Nestas localidades há uma lista com nos nomes indicados para atualização dos dados cadastrais. Sem essa atualização, os cadastros serão automaticamente excluídos do sistema e ocorre a suspensão do pagamento do benefício.

A equipe buscou informar e orientar sobre a necessidade da atualização dos cadastros dos beneficiários do BPC idosos (LOAS) no Cadastro Único, pois é exigência para a manutenção do benefício. Com toda força-tarefa, a equipe conseguiu regularizar cerca de 40% dos cadastros pendentes em Taquarinha, porém ainda há muitas famílias para serem atendidas ainda nas próximas semanas.

Desde o início deste ano, o governo tem realizado uma análise abrangente dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), com foco especial nos domicílios unipessoais.

Com isso, mais de 934 mil direitos de pessoas que declararam morar sozinhas foram suspensos da folha de pagamento do Bolsa Família até julho, essas medidas visam garantir a transparência e a efetividade do programa, garantir que os recursos sejam destinados às famílias que realmente precisam, evitar possíveis fraudes e garantir a distribuição equitativa dos benefícios.

Pular para o conteúdo