10 de abril de 2024 09:06

Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes é referência na educação inovadora de tempo integral em Mucuri

A educação em tempo integral em Mucuri ganha destaque com unidades escolares funcionando nesses moldes, entre o pré-escola, creches e educação especial no ensino infantil, cujo método de ensino tem como principal objetivo complementar os estudos e melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Esse método de aprendizagem surgiu na atual gestão municipal de Mucuri, com o objetivo de levar aos estudantes um currículo temático, sem deixar de lado a discussão de assuntos comuns. A grade curricular se destaca pela realização de atividades e oficinas temáticas abrangendo os alunos, de modo que seja percebida e estimulada sua vocação.

Conforme o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), a intenção é que o município continue desenvolvendo esse modelo de docência, oferecendo, principalmente, um ensino de qualidade. “Nosso objetivo é alcançarmos a maioria das escolas em horário integral e com atividades vocacionadas. Tirar a criança da rua, fornecer experiências inovadoras, alimentação de qualidade e ambiente seguro. Essa é uma das formas mais eficazes de transformarmos a sociedade. O projeto ‘Mucuri Integral’ envolve os alunos em diversas atividades que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, desde a alimentação saudável até a meditação, passando pela expressão criativa, a socialização, a conscientização ambiental e a comunicação”, destacou o prefeito Robertinho.

O secretário Municipal de Educação de Mucuri, Dalmo Costa, comemorou o desempenho do município no ranking do Ministério da Educação. “Isso nos dá mais gás para continuar oferecendo qualidade, otimizando o tempo em que o aluno fica na escola. Os nossos estudantes, além das aulas, também passam por oficinas de produção textual, apoio pedagógico em matemática, aulas de espanhol e inglês, prática de esportes, aula de artes, consciência ambiental, atividades ecológicas, entre outras. Nosso modelo, visa um ideal formativo que desenvolva estudantes autônomos, solidários e competentes, para isso o estudante tem oportunidade de vivenciar um currículo diversificado com os componentes previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e outros que potencializam e apoiam seu desenvolvimento em todas suas dimensões”, informou o secretário Dalmo Costa.

A Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, no bairro Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri, é a unidade pioneira no município em implantar o projeto “Mucuri Integral” no segmento pré-escola e, segundo a diretora da unidade, a professora Rozeni Maria de Lourdes, o método de ensino é relacionado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, estimulando a criança a pensar e interagir com os recursos naturais. Segundo a diretora Rozeni, a implantação desse modelo proporcionou uma ressignificação do ensino em tempo integral. “Nós temos uma ideia de que o tempo integral é a criança na escola o tempo todo. Contudo, nas escolas vocacionadas, é necessário que ela fique o dia todo pelo fato de que ampliamos o território educativo. Elas precisam ter o tempo integral para que aprendam das diversas maneiras possíveis”, explicou a diretora Rozeni de Lourdes.

Iniciada em 2021 na gestão do prefeito Robertinho o modelo de educação inovadora de tempo integral nas creches e em fevereiro de 2024 iniciado a modalidade de educação em tempo integral pré-escola, a Secretaria Municipal de Educação trabalha a implantação de outras 5 unidades no município. O método não apenas busca a excelência acadêmica, mas também visa à formação integral dos alunos, enriquecendo seus valores e ideais. Tanto que a Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, em Mucuri, unidade piloto do projeto, sediará nesta quarta-feira (10/04, das 10h25 às 11h35, o 10 Encontro do GET – Escola em Tempo Integral, com o tema: “Diálogos sobre análise e compreensão do 1º trimestre da experiência da educação em tempo integral”. Neste modelo, o município de Mucuri avança nos índices de matrículas em tempo integral e se destaca em 2024 em ciclo de seminários promovido pelo MEC – Ministério da Educação.

A coordenadora pedagógica da Escola Ismar Teixeira Guedes, professora Jomara Barbosa, destaca o processo de ensino integral e o papel dos professores nesse processo. “A nossa metodologia de ensino integral envolve diversos aspectos, que visam desenvolver as competências e habilidades dos nossos alunos do segmento pré-escola, tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional. Os nossos professores atuam como facilitadores desse processo, incentivando a autonomia, a criticidade e a criatividade dos nossos alunos. Nós também valorizamos a participação dos pais e de toda a comunidade escolar, que são parceiros fundamentais nessa proposta. Pois, o tempo integral vai além da ampliação do tempo de permanência na escola, proporcionando ampliação de repertório e desenvolvimento do estudante em sua integralidade”, enfatiza a coordenadora Jomara Barbosa.

A professora Rozeni Maria de Lourdes, diretora da Escola Ismar Teixeira Guedes, lembra ainda que o projeto “Mucuri Integral” busca integrar o aluno com a comunidade escolar e oferecer um ambiente propício para aprendizagem, crescimento pessoal e socialização. E explica sobre a filosofia da educação em tempo integral e os benefícios que ela traz para os alunos. “Nós acreditamos que a educação vai além do tempo regular de aula. Nós buscamos oferecer uma educação de qualidade, que atenda às necessidades e aos interesses dos nossos alunos, que são os protagonistas do processo educacional. Nosso objetivo é formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno”, disse a diretora.