19 de outubro de 2022 19:50

Mucuri já realizou 96 cirurgias videolaparoscópicas em 2022 no Hospital São José de Itabatã

Na busca por oferecer procedimentos inovadores e com menos risco para os pacientes, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer – desde de junho do ano passado (2021) – um novo serviço à população. Trata-se da cirurgia de vesícula por videolaparoscopia. O procedimento é indicado para o tratamento de doenças das vias biliares e é feito de maneira minimamente invasiva.

A cirurgia consiste na remoção da vesícula biliar, onde fica armazenada a bile, por meio de três pequenos orifícios feitos na barriga. Depois da retirada da vesícula, os orifícios são fechados com pontos internos. A cirurgia por videolaparoscopia vesícula é feita com anestesia geral, e o paciente recebe alta no dia seguinte.

No final do ano passado (dezembro 2021), a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou um total de 58 procedimentos realizados em parceria com o Hospital São José de Itabatã. A oferta destes e outros serviços de Saúde de ponta, fazem parte de um pacote de investimentos na Saúde Pública do Governo Municipal de Mucuri, custeados 100% com recursos próprios do Município.

Na última terça-feira (18/10), foram realizadas, no Hospital São José de Itabatã, mais 12 procedimentos cirúrgicos de vesícula por videolaparoscopia, totalizando, até agora, 96 cirurgias apenas em 2022. Mucuri foi o precursor, ou seja, primeiro município da macrorregião do extremo sul baiano a implantar e ofertar este serviço gratuito à população.

Quase um ano depois, outros três municípios, seguindo o exemplo de Mucuri, implantaram e começaram a ofertar este serviço tão valioso, à sua população. Numa conversa informal, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), sinalizou que tem outros investimentos sendo preparados para a saúde pública para atender outras demandas dos mucurienses.

“Por mais que a gente ouça que a Saúde melhorou, que disponibilizamos mais serviços especializados e de qualidade à população, nós não nos deixamos envaidecer, porque sabemos que ainda há muita coisa para ser feita na Saúde. Tenho me reunido com nosso secretário Fernando Jardim e deixado bem claro, que o “bom” não deve nos satisfazer. Devemos buscar sempre a excelência, nada menos que isso, pois sabemos que, apesar dos obstáculos, é possível. Por que Mucuri pode mais”, garantiu o prefeito Robertinho.

Robertinho agradece aos colaboradores: “Primeiramente Deus, é óbvio, que está sempre no comando, também devemos agradecer e reconhecer os nossos trabalhadores das Unidades de Saúde, que estão na ponta, no dia a dia, atendendo a população, até os profissionais administrativos, que tratam dos serviços burocráticos, oferecendo o seu melhor. Todos fazem parte desta máquina como se cada um fosse uma engrenagem, que não importa o tamanho ou a posição, se uma engrenagem parar compromete todo o funcionamento da máquina. Mas, graças a Deus que cada engrenagem está azeitada, no lugar certo, fazendo a máquina funcionar”, pontuou o prefeito Robertinho.

De acordo com o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde em Mucuri, o sucesso dessa empreitada, desde a sua implantação no ano passado, se deve, principalmente, ao empenho do prefeito Robertinho, que não tem medido esforços para que se alcance êxito no trato com a saúde da população de Mucuri, objetivando, sempre, atingir a excelência, não apenas na região do extremo sul baiano, mas, também alcançar os melhores índices e se posicionar entre o melhor serviço municipal de saúde na esfera estadual.