29 de maio de 2023 07:00

Prefeitura de Mucuri realiza mais 7 cirurgias e 26 exames por vídeo gratuitamente no Hospital São José de Itabatã

Neste último final de semana, a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José de Itabatã realizou uma série de exames por imagem de vídeo e procedimentos cirúrgicos endourológicos, proporcionando cuidados de saúde essenciais para a população masculina. Esses serviços foram implantados em 2021 e têm sido uma fonte de alívio para centenas de mucurienses que necessitam deste atendimento especializado.

Na sexta-feira (26/05), foram realizados 26 procedimentos de endoscopias e 2 colonoscopias no Hospital São José de Itabatã. Esses exames, que utilizam imagens de vídeo para análise detalhada do sistema digestivo e do intestino, são parte dos investimentos inéditos em procedimentos de alto custo oferecidos gratuitamente pelo Governo de Mucuri desde 2021. A implantação desses serviços no município tem sido fundamental para reduzir a demanda reprimida e proporcionar acesso facilitado a exames que antes eram realizados fora da região.

Já no sábado (27/05), foram realizados sete procedimentos cirúrgicos endourológicos no Hospital São José de Itabatã. Essas cirurgias, que incluíram postectomia, varicocelectomia, prostatectomia, cistoscopia, correção de hidrocele bilateral e uretrocistoscopia, têm sido responsáveis por tirar a dor e melhorar a qualidade de vida de centenas de mucurienses que necessitam desses tratamentos.

Nesta segunda-feira (29/05), acontecerá, no HSJ, o mutirão de cirurgias de vesícula por videolaparoscopia, que é uma via de acesso para realização de procedimentos cirúrgicos de forma minimamente invasiva ao corpo humano. Esse tipo de cirurgia fornece diversos benefícios ao paciente, já que permite vários tipos de operações que antes eram realizadas somente através de cirurgias abertas.

Postectomia

A postectomia é a remoção cirúrgica do prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. Essa cirurgia é realizada em casos de fimose, uma condição em que o prepúcio não pode ser retraído adequadamente, causando dificuldades na higiene e potencialmente levando a complicações.

Varicocelectomia

A varicocelectomia é a correção cirúrgica das varizes presentes no cordão espermático, que é a estrutura que sustenta os testículos. Varicocele é o termo utilizado para descrever a dilatação das veias nesta região, que pode causar desconforto, dor e infertilidade em alguns casos.

Prostatectomia

A prostatectomia é a remoção cirúrgica total ou parcial da próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Essa cirurgia é frequentemente realizada para tratar o câncer de próstata, mas também pode ser indicada em casos de hiperplasia prostática benigna (aumento não canceroso da próstata) ou outras condições que afetem essa glândula.

Cistoscopia

A cistoscopia é um procedimento endoscópico que permite visualizar o interior da bexiga e da uretra utilizando um instrumento chamado cistoscópio. Esse tubo flexível com uma câmera na ponta é inserido pela uretra para diagnosticar e tratar problemas no trato urinário inferior, como infecções, pedras na bexiga, tumores ou obstruções.

Correção de hidrocele bilateral

A hidrocele é o acúmulo de líquido em torno dos testículos, causando inchaço e desconforto escrotal. A correção de hidrocele bilateral é uma cirurgia que visa drenar ou remover o líquido acumulado em ambos os lados do escroto para aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Uretrocistoscopia

A uretrocistoscopia é um procedimento endoscópico que envolve a visualização direta do interior da uretra e da bexiga utilizando um uretrocistoscópio. Esse procedimento é realizado para diagnosticar e tratar condições do trato urinário inferior, como infecções, obstruções, lesões ou anomalias estruturais.

Os resultados desses investimentos na saúde pública de Mucuri têm sido reconhecidos. Nas últimas avaliações do Ministério da Saúde, o município alcançou o topo do ranking da saúde pública no extremo sul da Bahia nos dois primeiros quadrimestres de 2022. Embora tenha mantido uma posição de destaque em 2023, atualmente ocupa o segundo lugar na região no ranking da saúde pública. Esse destaque reflete o compromisso da administração municipal em oferecer serviços de saúde que atendam às necessidades da população.

É fundamental que os homens estejam atentos à sua saúde e procurem realizar exames preventivos periodicamente. O acesso a serviços especializados e a realização de procedimentos cirúrgicos como os oferecidos em Mucuri podem contribuir significativamente para a promoção do bem-estar masculino. Portanto, é importante que todos os homens estejam conscientes da importância de cuidar de sua saúde e procurem orientação médica regularmente.