12 de dezembro de 2021 19:56

Prefeitura Municipal conclui 2º mutirão de glaucoma com 347 pacientes atendidos em Mucuri e Itabatã

Este final de semana – 10 e 11 de dezembro – foi marcado pelo atendimento de mais 347 pacientes no 2º mutirão do glaucoma, realizado pela Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde. Após passar por uma triagem, os pacientes foram encaminhados para a realização de testes, que são realizados por enfermeiros. Após a avaliação, foram atendidos pelo médico que realiza os exames, verificação da pressão ocular e receitando o uso dos colírios para o tratamento adequado da doença.

Na sexta-feira, 10, em Mucuri-Sede, na Escola Municipal Raul Gazzinelli, foram realizados 128 atendimentos. A previsão era de 199 pacientes, no entanto, devido às fortes chuvas, o transporte dos pacientes de Nova Brasília e Cruzelândia ficou impossibilitado – a Secretaria de Saúde informou que serão empenhados esforços para garantir, posteriormente, atendimento a estes pacientes. No sábado (11) em Itabatã, na Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura, o mutirão atendeu 219 pacientes. No 1º mutirão realizado no final de julho deste ano, foram atendidos 430 pacientes.

Medicamentos de alto custo gratuitos

Os colírios prescritos pelo médico oftalmologista Armênio Souza Santos aos pacientes, foram fornecidos gratuitamente e em quantidade adequada para a continuidade de seus tratamentos por um período de 90 dias. São medicamentos de alto custo, que se fossem comprados custaria o equivalente a, aproximadamente, R$ 750,00 por pessoa. A ação objetiva realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado e amenizar a fila de espera.

Glaucoma, uma doença perigosa

O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente. Para o médico oftalmologista Armênio Souza, tão importante quanto o tratamento em si é a conscientização a respeito dos perigos do glaucoma. Segundo ele, “a população desconhece a doença, daí a sobrecarga de doença e a sobrecarga do próprio sistema”, por isso, “a nossa função aqui é ver se o paciente está com glaucoma e tratá-lo. Mas, antes de examinar e ver, a gente faz uma palestra e mostra aos pacientes o que é o glaucoma. De todas as doenças dos olhos, o glaucoma é a pior, tendo em vista, o que você perde, você não recupera. Saúde é barato, caro é a doença”, enfatizou o médico.

Empenho dos profissionais de saúde

A ação foi acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim e sua equipe. Para ele, o sucesso do mutirão do glaucoma, bem como de todas as inúmeras ações da Secretaria de Saúde, é fruto de alguns fatores importantes. O principal deles é a capacidade e o empenho de todos os profissionais de saúde do município. “Quando recebemos do prefeito Robertinho a incumbência de realizar ações para promoção da saúde para o povo mucuriense, junto com as recomendações, o prefeito também põe à nossa disposição as condições necessárias para a execução das ações”.

E acrescenta: “A gente entende que, mesmo com todos os recursos à disposição, seria impossível se fazer saúde com qualidade sem o principal recurso, o recurso humano. E sou grato, porque isso, nós temos de sobra. Profissionais altamente capacitados e comprometidos, que nos ajudam a fazer com que a coisa toda aconteça. Se depender do empenho do prefeito Robertinho, e da dedicação da nossa equipe de profissionais de saúde do município de Mucuri, médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários de saúde, enfim, todos, seguiremos avançando na oferta de uma saúde digna para o povo mucuriense”, garantiu Jardim.