29 de março de 2021 01:30

Secretaria de Turismo inicia cadastramento de artesãos no propósito das ações de fomento em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, começou desde o último dia 23 de março, o cadastramento de artesãs e artesãos do município através de formulário online. O cadastramento é aceito até o próximo dia 15 de abril de 2021. O objetivo principal é obter informações para o planejamento das ações de fomento para o setor artesanal da SETUR – Secretaria Municipal de Turismo de Mucuri.

Conforme Luzinete Souto, secretária Municipal de Turismo de Mucuri, o cadastramento está sendo desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados do setor artesanal, a SETUR permite o cadastramento único dos artesãos do município de Mucuri de modo a agregar as informações em âmbito nacional junto ao SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, estará promovendo a partir das 15h um Webinário com o tema “Qualificação sobre a base conceitual do artesanato brasileiro” por meio de uma realização da SETRE – Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, através da Coordenação Estadual de Artesanato da Bahia, 100% online para público de qualquer idade, sendo homem ou mulher que de forma individual ou coletiva, transforma a matéria-prima através de uma ou mais técnicas na produção, predominante manual, de peças artesanais. A inscrição para participar é gratuita e os interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico: secretaria.turismoecultura@mucuri.ba.gov.br ou informações pelo telefone (73) 9 9846-3287.

Tanto pelo cadastramento quanto pela realização do Webinário, de acordo com a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto, as missões neste momento atende uma determinação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que com este trabalho inicialmente objetiva coordenar e desenvolver atividades que visam à valorização do artesão, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico e, além disso, busca promover e divulgar o artesanato mucuriense. Dentre as linhas prioritárias de atuação destacam-se a geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, o incentivo à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade “empreendedora” através da preparação das organizações e de seus artesãos para o mercado competitivo.

“Em Mucuri, as atividades artesanais são desenvolvidas por núcleos familiares artesanais, majoritariamente situadas em regiões mais desprovidas de incentivos públicos, e cuja produção artesanal apresenta uma grande variedade de expressões e quantidade de matérias-primas disponíveis. Ao longo dos últimos anos, essa atividade tem apresentado um ritmo de expansão acelerado no Brasil, constituindo-se como uma atividade econômica com grande potencial de crescimento, atuando, inclusive, como fonte geradora de emprego e renda. Em Mucuri, é meta do prefeito Robertinho é profissionalizar e valorizar a arte do artesão”, disse a secretária Luzinete Souto

Para a secretária, o município de Mucuri se destaca como área de forte produção artesanal no nordeste do Brasil. Por possuir homens e mulheres de grande vocação artística, característica estimulada inclusive por ações especiais do turismo e de fomento ao seu desenvolvimento, tornando-se uma região amplamente favorável ao surgimento de polos de desenvolvimento artesanal, tendo em vista que grande parte dos produtos artesanais é demandada pelos turistas domésticos e internacionais. A existência de uma infraestrutura turística adequada deve ser vista como elemento complementar e multiplicador no que se refere às atividades artesanais.

“O potencial turístico proporciona um fluxo positivo no desenvolvimento dessa arte útil, sendo também notória a sua importância na sistematização do fluxo turístico, que é estimulado pelo encantamento produzido sobre aqueles que visitam e consomem na região de Mucuri. O incentivo à produção artesanal constitui, portanto, uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que grande parte dessas pessoas encontra no artesanato uma forma de garantir a própria sobrevivência e a manutenção do bem-estar de seus familiares”, concluiu a secretária de turismo Luzinete Souto.