30 de dezembro de 2022 10:10

Ações do CTA são ampliadas na campanha Dezembro Vermelho, em Mucuri

No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal da Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, iniciou a Campanha Dezembro Vermelho, que incentiva a conscientização para o tratamento precoce da HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além da testagem de HIV e Sífilis, Hepatite B e C, houve também a orientação sexual segura, distribuição de preservativos, lubrificantes e panfletos educativos.

O CTA itinerante percorreu diversos locais do município de Mucuri, incluindo distritos, comunidades rurais, CAPS, Subprefeitura em Itabatã, além da atuação em parceria com empresas privadas como a Suzano Papel e Celulose, Farmácia Indiana e Bar do Guerreiro, possibilitando durante este mês de dezembro o acesso ao diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos, que são acompanhados de atividades de educação, aconselhamento e intervenção.

Um total de 968 testes rápidos foram realizados durante esse período, superando anos anteriores. O teste é feito a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o método utilizado permite muito brevemente o paciente conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento e encaminhamento necessário. Durante as ações também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Toda equipe técnica do CTA participou dos encontros de orientação, sendo que as palestras sobre as formas de transmissão, prevenção, tratamento e acompanhamento no Sistema Único de Saúde, além de outras questões sobre HIV, ficou por conta do psicólogo do CTA, Frederico Rodrigues. Os testes foram feitos sob os cuidados da enfermeira Sara Teles e do farmacêutico Rodrigo Silva.

“É importante que a população procure pelos exames de diagnóstico, e se constatado o vírus, faça o tratamento e acompanhamento necessário, para assim mantermos a qualidade de vida. E não só testamos HIV e Sífilis, mas também Hepatite B e C, além de orientação sexual segura, distribuição de preservativos, lubrificantes e panfletos educativos”, disse a coordenadora do CTA da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, Sara Teles.

Os interessados em realizar a testagem também podem procurar as unidades da rede de Atenção Básica de Saúde. “Além do CTA, todas as nossas unidades de saúde estão prontas para atender durante todo o ano a demanda de testes para HIV. Durante o Dezembro Vermelho, aumentamos a oferta para reforçar a nossa luta contra AIDS. Mas o município de Mucuri atua no cuidado à saúde dos cidadãos de forma contínua”, pontuou secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim.