21 de setembro de 2023 17:03

Alunos participam com a Prefeitura e EMBASA de exposição educativa e plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore em Mucuri

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, o município de Mucuri celebrou o Dia da Árvore interagindo com alunos de várias escolas numa ação de plantio de mudas de árvores nativas em vários pontos da cidade. A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos em parceria com a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, deflagraram várias ações em um só dia, embora já venha executando desde 2021, o Projeto “Estação Verde”.

O engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da Secretaria Municipal de Obras, disse que estudantes da rede municipal de ensino, a exemplo dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães e da Creche Pró-Infância Vovó Marietta participaram de uma atividade especial de plantas de mudas em comemoração ao Dia da Árvore e que o objetivo foi mais uma vez promover a conscientização ambiental dos alunos, bem como da comunidade escolar.

“A data serve para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. O dia antecede o início da primavera no hemisfério sul, que geralmente começa no dia 23 de setembro. Além da árvore ser o maior símbolo da natureza, é fundamental para o funcionamento do planeta, pois ela auxilia no controle do clima e gera oxigênio para a sobrevivência dos seres humanos. Ações como essas são simples, no entanto, muito significantes para o desenvolvimento dos alunos”, disse o engenheiro ambiental Yuri Miranda.

De acordo com o gerente do escritório local da EMBASA em Mucuri, Rafael Fernandes Miguel, as atividades com os alunos começaram logo cedo formando um pomar na área ambiental da Estação de Tratamento de Água da Embasa, onde se plantou mudas de árvores de várias espécies, numa iniciativa que começou no ano passado, quando estudantes da rede municipal de ensino plantaram no local as primeiras mudas de árvores, entre frutíferas e nativas. “Queremos que estas crianças e adolescentes, quando voltarem a estes espaços, acompanhem o crescimento da árvore que ajudaram a plantar e que tenham o olhar da preservação sobre tudo o que a natureza nos oferece”, disse o gerente.

O gerente do escritório local da EMBASA em Mucuri, Rafael Miguel, ainda informou que além das ações nos bairros da zona oeste da cidade, inclusive envolvendo os pequenos alunos da Creche Municipal Vovó Marietta -, o plantio realizado na Avenida Perobas, entre os bairros Malvinas e Pôr do Sol, na tarde desta quinta-feira (21), foram somente de mudas de Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira e Pitanga, que são árvores que vão gerar sombra, cheiro agradável e raízes no sentido vertical, eliminando o risco futuro de atingir as edificações na zona urbana. “A data é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarada como um momento de mudança de postura e conscientização para as gerações futuras”, concluiu Rafael Miguel.

O diretor da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, professor José Hílton Talher, uma das escolas que participou da atividade, destacou a importância do trabalho de conscientização para os estudantes. “Os nossos alunos já vivenciam na prática o que aprendem em sala de aula, onde abordamos sobre a preservação do meio ambiente, a importância em não descartar lixo em vias públicas, em não desmatar. Mas quando vão a campo, eles conhecem efetivamente a prática e a importância de uma árvore na vida humana. Daqui a um tempo eles vão passar nesse local e vão ver as árvores que ajudaram a plantar. As árvores diminuem a velocidade do vento, controlam a erosão, melhoram a qualidade de água, retiram os gases da atmosfera, proporcionam que os animais e seres humanos possam viver melhor. Nossos alunos tiveram uma ótima experiência com o plantio, na data de hoje. Vamos incentivar que cada um cuide da árvore que plantou cada vez que passarem pelo local”, destacou o diretor.

Desde 2021, no início desta atual gestão, que o Município de Mucuri em parceria com a EMBASA, vem plantando centenas de árvores nos mais diversos pontos da cidade por meio do Projeto “Estação Verde”. Somente no ano passado, nas avenidas do bairro Jardim Califórnia, centenas de ipês foram plantados, possibilitando um futuro mais agradável, bonito e mais verde à nossa população. O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.  A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na terra porque aumentam a umidade do ar, graças a evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.