Artesão de Mucuri é transferido em UTI aérea para Salvador
Na madrugada deste sábado, 01 de maio, após mais uma articulação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri com o Núcleo Regional de Saúde (NRS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), outro paciente infectado com a Covid-19, foi transferido de UTI aérea para Salvador.
Desta vez o paciente tratou-se de um carpinteiro e artesão, morador e popularmente conhecido no distrito de Cruzelândia. Ele estava internado no Hospital São José de Itabatã (HSJ) e por apresentar dificuldade respiratória, precisou ser levado para contar com suporte de uma Unidade Terapia Intensiva (UTI).
A aeronave decolou de Salvador às 02h20 da madrugada, chegou ao Aeroporto 9 de Maio de Teixeira de Freitas às 03h35, embarcou o paciente mucuriense logo em seguida e retornou às 04h15. Às 5h30 da manhã o avião da empresa Brasil Vida pousou de volta à capital baiana.
A vaga aberta pela regulação estadual foi para o Hospital Espanhol, unidade de saúde que é referência na Bahia. “É importante ressaltar o empenho do Rodrigo Kuada, diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS), do poder de articulação do nosso prefeito Robertinho e todo o suporte da SESAB. É mais um cidadão mucuriense que recebe a devida atenção”, disse Fernando Jardim, secretário de Saúde de Mucuri.
De acordo com o boletim para a regulação do Hospital São José (HSJ), o paciente transferido tem 60 anos, é hipertenso, apresentou febre, dor de cabeça e cansaço. Ele foi transferido de Itabatã para Teixeira de Freitas numa ambulância com suporte de UTI do SAMU e de lá seguiu de UTI aérea até Salvador.
“Não tem sido fácil conseguir vaga em UTI neste momento da pandemia, quando os hospitais estão com um número alto de internados por causa da Covid-19. Por isso a importância deste trabalho conjunto que estamos fazendo em Mucuri”, assegura o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM).
Além de Salvador, pacientes com quadros mais graves infectados pela Covid-19 em Mucuri, já foram transferidos para hospitais de campanha da região, a exemplo de Eunápolis, Porto Seguro e Ilhéus.