25 de outubro de 2023 15:49

Chegada da Unidade de Pronto Atendimento Municipal marca um novo capítulo na saúde pública de Mucuri

A cidade de Mucuri, celebra um marco importante na área da saúde com a conclusão da restauração e revitalização do edifício da Unidade de Pronto-Atendimento Municipal, batizada de UPAM. O antigo prédio herdado pela atual administração municipal foi completamente transformado, incorporando preceitos modernos e tecnológicos que prometem elevar o padrão dos serviços de saúde no município. A UPA – Unidade Municipal de Pronto-Atendimento Municipal 24 Horas, fica localizada às margens da BA-001, no bairro Baía do Sol, na cidade de Mucuri.

Com a etapa de restauração concluída, a UPAM está atualmente na fase de instalação de móveis e equipamentos clínicos. O destaque fica por conta da incorporação de um aparelho de Raio-X Digital de última geração. Este equipamento de ponta promete revolucionar o acesso a diagnósticos médicos na região, permitindo a disponibilização automática dos resultados para médicos em todas as unidades de saúde do município, incluindo Postos de Saúde da Família (PSFs), ambulatórios e hospitais conveniados, de forma digital.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim (de camisa verde) com a equipe técnica na instalação dos equipamentos da UPAM.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, enfatizou a importância desse avanço tecnológico. Ele afirmou que ”a aquisição do aparelho de Raio-X Digital é um passo significativo para aprimorar a assistência médica no município. Com essa tecnologia, seremos capazes de acelerar o processo de diagnóstico, proporcionando um tratamento mais eficiente e ágil para à população”.

Para o autor do inovador projeto municipal, o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), a UPAM representa uma mudança substancial no atendimento de urgência e emergência na cidade. “Nossa prioridade é oferecer um atendimento humanizado, decente, confortável e digno à população que depende dos serviços de saúde pública. A UPAM será administrada diretamente pelo município, o que nos permitirá ter um controle mais eficaz sobre a qualidade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão e a cidadã”, disse Robertinho.

A inédita UPAM também se destaca por sua infraestrutura moderna, o que inclui a criação de áreas de espera mais confortáveis, ambientes climatizados e acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, a unidade contará com uma equipe médica e de enfermagem qualificada e pronta para atender a comunidade 24 horas por dia. “É o final feliz de uma história que começou há 11 anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde e as obras paralisadas em 2012, mas, após um longo percurso conseguimos conquistar o prédio e o município assumiu a responsabilidade de pôr a unidade para funcionar”, lembrou o prefeito Robertinho.

A conclusão da UPAM de Mucuri representa um passo importante na melhoria dos serviços de saúde pública na região e reforça o compromisso das autoridades locais em proporcionar um atendimento de qualidade e digno a todos os cidadãos. A entrega da UPAM revitalizada e equipada com tecnologia de ponta certamente marca um novo capítulo na saúde pública da cidade e está prevista para ser inaugurada pelo município no final de dezembro de 2023.