20 de setembro de 2023 07:00

Chegam à fase de acabamento as obras de retomada da Creche Pró-Infância de Mucuri

A Prefeitura Municipal de Mucuri iniciou à fase de acabamento das obras de construção da Creche Pró-Infância da cidade de Mucuri, com investimentos na ordem de R$ 1.998.462,58. A atual administração municipal ainda está retomando as obras da Creche Pró-Infância no bairro Cidade Nova no distrito de Itabatã, retomou e já concluiu a Quadra Poliesportiva do povoado de Belo Cruzeiro e uma outra Quadra Poliesportiva no povoado de Cruzelândia – e, trata-se de obras inacabadas que a atual gestão herdou das administrações anteriores e que o atual governo municipal conseguiu celebrar novos convênios e retomar para si a responsabilidade de concluir as edificações.

Nesta retomada de projetos, iniciaram também as obras de construção da sede própria do CAPS no bairro Jardim Califórnia em Mucuri; o PSF do bairro Caribe em Itabatã, a pavimentação da Avenida Rio Mucuri, Avenida Japão e Avenida Brasil, também no distrito de Itabatã. Em Mucuri, está em andamento as obras de conclusão do prédio da UPA, construção do seu paisagismo, aparelhamento e gestão com 100% de recursos próprios do município, tanto que passa a ser Unidade Municipal de Pronto Atendimento 24 Horas.

Ainda em 19 de abril de 2022, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), se reuniu em Brasília, com o diretor da DIRAE, Garigham Amarante Pinto, titular da Direção de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação – e, na pauta o prefeito foi buscar a consolidação da proposta de parceria junto ao FNDE objetivando resgatar as obras paradas de Creches e Quadras Poliesportivas que o seu governo herdou das administrações passadas, tão logo assumiu a Prefeitura de Mucuri em janeiro de 2021.

Na época o diretor da DIRAE, Garigham Amarante disse que o FNDE iria auxiliar o município de Mucuri a finalizar as obras inacabadas, pois a gestão do prefeito Robertinho demonstrou organização e agilidade na apresentação da documentação pelo interesse de assumir as obras para finalizá-las. O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto, informou na ocasião que o município apresentou toda a documentação solicitada de acordo com os critérios estabelecidos pelo FNDE e, por isso, as obras em situação de imperfeição foram retomadas graças aos esforços do prefeito Robertinho que tornou possível a celebração de um novo termo de compromisso autorizado entre o município e o FNDE.

A nova Creche Pró-Infância em Mucuri, fica na Rua Aquarela, no bairro Malvinas, região central da cidade. O edifício será todo térreo, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros preceitos. A creche atenderá os padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como as exigências de sustentabilidade, com critérios adequados à idade e atendendo princípios de segurança alimentar. Cada estrutura está sendo projetada com base nas necessidades para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social das crianças.

O prefeito Robertinho mais uma vez reafirmou que a nova Creche de Mucuri está sendo erguida 100% com recursos próprios do município e trata-se de um antigo sonho da comunidade local que agora está se tornando realidade. “É mais uma obra de infraestrutura moderna em nossa cidade, com capacidade para atender duas centenas de crianças todos os dias, que trará ainda mais benefícios e garantindo às crianças, o acesso à educação de predicado e vai sanar neste primeiro momento o déficit da educação infantil em Mucuri” disse o prefeito Robertinho.

A nova Creche Pró-Infância em Mucuri, segue os padrões da Creche Pré-Escola do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e possui área construída de aproximadamente 1.600 metros quadrados. Serão 10 salas (de aula e berçário) para atender 200 crianças, com idade até cinco anos. O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto, destaca que unidade infantil do bairro Malvinas segue os planos traçados para o desenvolvimento educacional da infância até a fase adulta.