10 de março de 2022 01:03

CREAS e CRAS de Mucuri organizam ação no dia Internacional da Mulher com culminância de projeto inédito

Iniciado no último dia 26 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), organizaram uma série de ações com o objetivo de celebrar as conquistas e chamar a atenção para a busca dos direitos das mulheres. O Projeto que norteou essa atividade foi intitulado “10 dias de ativismo pelos direitos das mulheres” e a sua culminância aconteceu nesta quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Mucuri.

Durante o desenvolvimento do Projeto, o podcasts diários foram compartilhados para levar maiores informações em prol da sensibilização da comunidade diante da importância de minimizar os índices de violência e violação de direitos das mulheres. Em outros momentos, a equipe dessas unidades atuou intensamente na divulgação de temas relacionados aos Direitos das Mulheres, bem como as formas de buscar sua garantia.

A palestra “Empoderamento e Sororidade” marcou o encerramento do Projeto, contou com a participação do secretário de Assistência Social e gestor do SUAS, o advogado Nódje Walter Neiva, que comentou para o público presente sobre tamanha satisfação em ver a aceitação de todos, principalmente de usuários dos serviços sociais, em um momento tão especial, parabenizando principalmente a equipe que se empenhou em executar o projeto e desenvolver os podcasts.

Pensando em envolver todos os usuários do CRAS e CREAS, a secretaria de Assistência Social dividiu este momento de culminância em dois dias, levando a oportunidade além de Mucuri/Sede, como também a Taquarinha e Itabatã.

De acordo com o secretário, a ideia inicial era envolver todo público feminino do município e comunidades próximas, no entanto, foi preciso adequar o evento de culminância para a atual conjuntura, em tempos de pandemia.

“O dia 8 de março marcou a história de muitas mulheres que passaram e serve de motivação para continuarmos trabalhando por políticas públicas eficazes e reais para milhares de meninas e mulheres em todo o país. Hoje é um desses momentos. Muitos direitos foram conquistados e as mulheres precisam se apropriar de tais, da mesma forma que devem lutar cada vez mais por novas conquistas. Estamos aqui para apoiá-las”, comentou o secretário Nódje Walter Neiva.