28 de abril de 2023 08:49

Em menos de 24h, Mucuri realiza 2ª transferência com UTI aérea

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu na noite desta quinta-feira (27) uma bebê de 7 meses para Itabuna em situação de urgência. Acompanhada pela mãe, a paciente que reside em Belo Cruzeiro, deu entrada no Hospital São José em Itabatã na quarta-feira (26), apresentando quadro de esforço respiratório grave.

Segundo relatório médico, foi informado pela mãe que o bebê estava gripado a uma semana e sem sinais de melhora, a família procurou a unidade de saúde. A equipe de plantão realizou os primeiros exames, diagnosticando a ocorrência de uma pneumonia bacteriana, que justificaria a remoção. Por não possuir no HSJ a UTI pediátrica, mais indicada a pacientes que precisem de cuidados especiais, já que possui recursos adequados, tanto de pessoal, quanto tecnológico para prestar assistência completa, foi solicitada em caráter de urgência a remoção.

A transferência ocorreu em tempo recorde, em menos de 24 horas, por meio de uma Unidade Avançada do SAMU que saiu de Teixeira de Freitas para buscar a paciente em Itabatã. Seguindo de UTI Aérea conquistada pela Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado da Bahia, para que sejam aplicadas todas as medidas possíveis para salvar a vida do bebê, com destino a Itabuna.

O Hospital Manoel Novaes, referência em atendimento infantil na Bahia, é parte integrante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e referência em Neonatologia de alto risco e Pediatria Cirúrgica, recebeu esta paciente ainda na quinta-feira, acompanhada pelo médico e a mãe Vancleia Rodrigues.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explicou como foi possível realizar a transferência em tempo recorde. “O Hospital de encaminhamento é considerado um Centro de Referência Regional em atenção à saúde da mulher e da criança. E tudo foi mais fácil, porque há uma credibilidade do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (UB) junto ao Governo do Estado, frente à Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – SESAB. Principalmente com a preocupação de “Robertinho” diante do cuidado à vida dos nossos pacientes, o que tem sido uma orientação constante dele com a equipe de saúde”, comentou o secretário, Fernando Jardim.

Esta é a segunda paciente removida do Hospital São José com UTI aérea no município de Mucuri em menos de 24h. Na quarta-feira (26), uma senhora de 60 anos, moradora do povoado de São Jorge, foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo, na cidade de Valença. A paciente foi removida pois seu quadro de saúde se agravou para dispneia progressiva e tosse, em decorrência do histórico de tabagismo.

“Embora sejam casos clínicos diferentes, cada paciente necessitava de cuidados específicos. Cabe a equipe médica avaliar o tratamento adequado e quando a remoção é indicada, não medimos esforços e sempre fomos prontamente atendidos para a remoção em casos de urgência”, acrescentou o secretário Fernando Jardim.