21 de julho de 2021 13:29

Mucuri: Equipes de saúde recebem capacitação odontológica continuada nas ESFs de Itabatã

Em Mucuri, a gestão municipal tem buscado oferecer maiores e melhores condições de trabalho para as equipes atuantes, como no caso da equipe de saúde, que vem realizando capacitações aos colaboradores das unidades básicas de ESFs (Estratégia Saúde da Família) através das diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na última sexta-feira (16), na Casa do Futuro, na Avenida Minas Gerais, em Itabatã, os auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem participaram de um treinamento ministrado pelo técnico Edicarlos Peixoto Costa, responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos odontológicos do município de Mucuri e pela cirurgiã dentista Elizabeth Emília dos Santos, coordenadora odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri.

O tema “Procedimentos operacionais padrão para o manejo dos equipamentos odontológicos”, busca subsidiar os trabalhadores quanto ao atendimento dos cidadãos. Para a coordenadora odontológica Elizabeth Emília, “é de essencial importância para a equipe, especificamente em Itabatã, diante da demanda dessa população. Aqui fazemos uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para realização de uma tarefa. O que padroniza a realização do processo de manejo dos equipamentos odontológicos para minimizar erros, desvios e variações”, explica.

Neste segundo treinamento ministrado no município, contou desta vez no distrito de Itabatã com auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem representantes das seguintes unidades básicas da Estratégia Saúde da Família: ESF-004, ESF-005, ESF-006, ESF-007, ESF-008, ESF-010, ESF-011, ESF-012, ESF-013 e ESF-015.

De acordo com a coordenadora odontológica Elizabeth Emília, dessa forma fica mais fácil garantir uma efetividade do trabalho e prolongar a vida útil dos equipamentos, porque representa zelo pela saúde e pela economia dos recursos públicos. “O que tem sido a preocupação constante do prefeito Robertinho, além da padronização das ações profissionais e um olhar diferenciado desde o trabalhador ao usuário do serviço”, acrescentou a coordenadora.

Pular para o conteúdo