07 de dezembro de 2023 07:00

Implantação da Unidade de Pronto Atendimento Municipal aponta novo patamar na saúde pública de Mucuri

Mucuri comemora um feito significativo no âmbito da saúde com a conclusão da restauração e modernização do edifício que abriga a Unidade de Pronto-Atendimento Municipal, agora batizada como UPAM. O prédio legado à administração municipal foi totalmente revitalizado, incorporando conceitos modernos e avanços tecnológicos que prometem elevar o padrão dos serviços de saúde na região. Estrategicamente situada à beira da BA-001, no bairro Baía do Sol, a UPA – Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas de Mucuri passa a ser um ponto de referência na cidade.

Com a fase de restauração concluída, a UPAM encontra-se atualmente na etapa de instalação de móveis e equipamentos clínicos. O destaque recai sobre a incorporação de um sofisticado aparelho de Raio-X Digital, de última geração. Este equipamento de vanguarda promete transformar o acesso a diagnósticos médicos na região, permitindo a disponibilização automática dos resultados para profissionais de saúde em todas as unidades do município, incluindo Postos de Saúde da Família (PSFs), ambulatórios e hospitais conveniados, através de meios digitais.

O farmacêutico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, sublinhou a importância desse avanço tecnológico, declarando que ”a aquisição do aparelho de Raio-X Digital representa um passo significativo para aprimorar a assistência médica no município. Com essa tecnologia, seremos capazes de acelerar o processo de diagnóstico, proporcionando um tratamento mais eficiente e ágil para a população”.

Para o autor do inovador projeto municipal, o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, carinhosamente conhecido por “Robertinho” (UB), a UPAM representa uma transformação substancial no atendimento de urgência e emergência na cidade. “Nossa prioridade é oferecer um atendimento humanizado, decente, confortável e digno à população que depende dos serviços de saúde pública. A UPAM será administrada diretamente pelo município, conferindo-nos um controle mais eficaz sobre a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população”, afirmou Robertinho.

Além de inédita na saúde pública municipal, a UPAM também se destaca por sua infraestrutura moderna, incluindo áreas de espera mais confortáveis, ambientes climatizados e acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. A unidade ainda contará com uma equipe médica e de enfermagem qualificada, pronta para atender a comunidade 24 horas por dia. “É o desfecho positivo de uma jornada que começou há 11 anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde e as obras foram interrompidas em 2012. Após um percurso desafiador, conseguimos adotar o prédio e o município assumiu a responsabilidade de colocar a unidade em pleno funcionamento”, lembrou o prefeito Robertinho.

A conclusão da UPAM de Mucuri representa um passo crucial na melhoria dos serviços de saúde pública na região, evidenciando o compromisso das autoridades locais em proporcionar um atendimento de qualidade e dignidade a todos os cidadãos. A entrega da UPAM – Unidade de Pronto-Atendimento Municipal revitalizada, equipada com tecnologia de ponta, sem dúvida, marca um novo capítulo na saúde pública da cidade de Mucuri.