08 de setembro de 2022 13:16

INCRA com apoio da Prefeitura de Mucuri realiza entrega Títulos Definitivos de terras no Assentamento Paulo Freire

Nessa quinta-feira (8), o presidente do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Geraldo Melo Filho concretizou o sonho de muitas famílias assentadas ao destinar o Título Definitivo aos lotes do Assentamento Paulo Freire. Para este marco, representando o município de Mucuri, parceiro no processo de regularização, esteve presente na entrega dos títulos, o diretor Elmário Pereira de Almeida, o “Zú” e demais profissionais da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca, outras autoridades militantes também participaram da solenidade, como o presidente da Associação Lagoa Bonita, senhor “Altino” e a liderança “Bolsori”.

Diretor municipal de Agricultura, “Zú” com as lideranças “Altino” e “Bolsori”, e o presidente do INCRA, Geraldo Melo Filho

Em junho deste ano, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), esteve em Salvador com o superintendente regional do INCRA, o advogado Paulo Emmanuel Macedo de Almeida Alves para formalizar o termo de cooperação entre o INCRA e o município de Mucuri, através do programa Titula Brasil, para capacitação de equipes da Prefeitura para que tenham acesso aos sistemas de regularização fundiária para a agilizar os processos de entrega dos títulos de posse aos produtores rurais de áreas de assentamentos da reforma agrária em Mucuri.

Na oportunidade o superintendente parabenizou ao prefeito Robertinho pela iniciativa e prontidão em estabelecer a parceria junto ao órgão, como facilitador ao trabalho de regularização fundiária.

Nesta manhã, ao entregar os títulos a aproximadamente 40 famílias, o diretor “Zú” ressaltou o esforço do poder público na busca de avanços para a agricultura familiar e a conquista de benefícios que possam melhorar a vida do homem do campo. “É com muita alegria que participamos desse ato no assentamento Paulo Freire, que representa a transferência do imóvel rural ao assentado em caráter definitivo e garante mais dignidade aos nossos pequenos produtores. Agradeço ao prefeito Robertinho por disponibilizar toda estrutura de apoio ao INCRA aqui no município e principalmente por priorizar a garantia de direitos do nosso povo”, disse o diretor.

O presidente nacional do INCRA, Geraldo Melo Filho, destacou que os títulos de domínio das terras darão mais liberdade aos assentados e garantiu que em breve a meta é entregar a titularidade em todos os assentamentos pertencentes ao município de Mucuri.