14 de julho de 2023 17:12

Julho Amarelo: CTA promove ação alusiva ao combate de hepatites virais no distrito de Itabatã

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Mucuri em virtude da campanha Julho Amarelo, promoveu nesta sexta-feira (14), uma ação especial que visa conscientizar sobre as hepatites virais ao público do distrito de Itabatã com a equipe de trabalho composta pela enfermeira Sara Teles, o psicólogo Frederico Rodrigues e o farmacêutico Rodrigo Silva.

A ação aconteceu na praça João Carletti, em frente à Subprefeitura durante todo turno matutino, onde foram realizados 136 testes rápidos para Hepatite B e C, HIV/Aids e Sífilis gratuitamente. Além disso, outras atividades são oferecidas para a população, como orientação, divulgação do serviço e panfletagem.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada tanto por vírus, quanto pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes. Cada tipo de hepatite viral possui características específicas em termos de transmissão, gravidade, tratamento e prevenção.

No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, menos frequentes. As hepatites B e C não apresentam sintomas nas fases iniciais, podendo evoluir para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, um dos importantes motivos para a prevenção e acompanhamento através dos testes rápidos.

O secretário de Saúde, Fernando Jardim reforça as estratégias da campanha Julho Amarelo. “Nossa equipe do CTA está em campo, de forma acessível à população, para intensificar as ações e abrangência desta campanha de suma importância, pois através do diagnóstico precoce podemos reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações. Ressalto que durante todo o ano fazemos a testagem, o acolhimento e a distribuição de insumos de prevenção das hepatites virais”, pontuou.