10 de outubro de 2022 14:34

Mais um voo pela vida: Prefeitura de Mucuri transfere bebê de dois meses em UTI aérea para Hospital em Salvador

No final da tarde deste domingo (09/10), a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou sua equipe de profissionais da saúde para transferir – em caráter de urgência – um bebê de dois meses de vida, via UTI aérea para o HGS em Salvador.

De acordo com o médico Anderson Leite, do Hospital São José de Itabatã, o bebê na última quinta-feira (06/10) deu entrada na Clínica Municipal de Especialidades de Mucuri e, em seguida, transferido para o HSJ de Itabatã.

Ainda segundo o médico Anderson Leite, o paciente chegou com um quadro clínico de bronquiolite grave e foi iniciado o tratamento ambulatorial com uso das medicações apropriadas. Contudo, não apresentou melhora, necessitando internar com cateter nasal. Sem evolução, mesmo em uso de CPAP, que é um tipo de ventilação mecânica não invasiva.

Diante do quadro persistente, com o paciente com desconforto respiratório grave, foi solicitado a transferência para um Centro Hospitalar com maiores recursos médicos.

O Governo Municipal, através do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) e do secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, se mobilizaram para conseguir a vaga em caráter de urgência no Hospital Geral de Salvador. Devido a urgência do caso e da longa distância até a capital baiana, Robertinho se empenhou junto a SESAB, para liberação de uma aeronave com UTI, para transferência com segurança do bebê. A transferência foi feita pelo SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência até o Aeroporto da Suzano em Itabatã, onde posou e decolou a UTI Aérea.

O secretário Fernando Jardim elogiou a agilidade do atendimento do Hospital São José e sua equipe de profissionais: “É muito importante a forma responsável como são tratados os pacientes no Hospital São José, visto que foram usados todos os recursos disponíveis e, prudentemente, ao identificar o agravamento no quadro de saúde do bebê, buscou auxílio para salvar mais uma vida. O prefeito Robertinho, comprometido como sempre, mobilizou imediatamente os contatos em Salvador para transferência em uma UTI aérea, que levou a criança com acompanhante para um tratamento mais intenso em um hospital com mais recursos para salvar a vida deste bebê”, pontuou Fernando Jardim.