20 de maio de 2021 23:57

Meio Ambiente e Defesa Civil levam comando da PM para conhecer o Parque da Passarela Ecológica do Gigica em Mucuri

Os integrantes do comando da Polícia Militar nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa fizeram uma visita ao Parque Florestal da Passarela Ecológica do Gigica na cidade de Mucuri, um local de muito encanto e riquezas naturais. A visita ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, 20 de maio, quando o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronildo Brito e o coordenador Municipal da Defesa Civil, Fernando Firmo, acompanharam os membros do comando da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, pela Passarela e pelo Parque Florestal da Lagoa do Gigica, onde foram feitos o reconhecimento da área e o mapeamento para futuras ações de preservação ambiental no local.

A major Ana Paula Calheiros, comandante da 89ª CIPM e o capitão Emerson Conceição, subcomandante, além dos policiais da escala do dia, puderam conhecer toda a extensão da passarela, ponto de muita importância para o turismo em Mucuri e ainda fizeram uma das trilhas ecológicas que dão acesso à Praia da Barra. “Todo este espaço está sendo levantado, pois é de interesse do prefeito Robertinho a sua revitalização para também servir como núcleo de educação ambiental”, informou o secretário de Meio Ambiente Ronildo Brito.

Durante a passagem pela Passarela Ecológica do Gigica, o coordenador de Defesa Civil, Fernando Firmo, cumpriu a sua rotina de alimentar os saguis-de-cara-branca, animais tradicionais do local que encantaram os militares. “Essas belezas de Mucuri é que nós devemos mostrar. Sabemos das ações de degradação ao meio ambiente de alguns e por isso essa união de forças torna-se muito importante”, comentou Fernando Firmo.

Antes da visita ao Parque Ecológico do Gigica, Ronildo Brito e Fernando Firmo participaram de uma reunião com a major Ana Paula Calheiros, na sede do 3º Pelotão da PM de Mucuri (da 89ª CIPM), quando foram debatidas demandas nas áreas ambiental e segurança social, tanto na sede, quanto na Área de Proteção Ambiental (APP) de Costa Dourada. “Este tipo de encontro é importante para alinharmos ações de trabalho com o governo municipal. A Polícia Militar é para servir a todos os cidadãos e estará presente sempre que for solicitada”, destacou a major Calheiros.

A sede da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fica no distrito de Itabatã e possui base de atuação nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa. “Temos muitos gargalos ambientais em Mucuri, desde construções irregulares em Costa Dourada e invasão de manguezais na sede do município. Estamos dialogando com todas as forças de segurança, pois é nosso dever como governo municipal, ordenar, desocupar, conter as irregularidades e possibilitar um meio ambiente mais saudável para nós e às futuras gerações”, concluiu o secretário Municipal de Meio Ambiente Ronildo Brito.