Mucuri é 1º lugar na saúde pública no novo alcance dos indicadores por desempenho no Previne Brasil
Os municípios de Mucuri, Caravelas, Vereda e Itagimirim se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. Nas últimas 9 avaliações do Ministério da Saúde, o município de Mucuri alcançou ineditamente o topo do ranking da saúde pública na região do extremo sul da Bahia, a cada ano mantendo os indicadores e notas excelentes, saindo do 14º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo, chegando-se ao primeiríssimo lugar.
As notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021. Entre 2022 e 2023, Mucuri disputou o primeiro lugar com o município de Caravelas, quando quadrimestre um, hora quadrimestre outro. No penúltimo quadrimestre Mucuri figurou na lista dos territórios do Previne Brasil com mais de 14 PSFs, como o município com nota 09,98 – se classificando na 1ª colocação no Estado da Bahia. E em nível geral no Estado, o município de Mucuri ficou na 37ª colocação do Programa Previne Brasil – mas quando considera somente os municípios maiores e com mais de 14 PSFs em seus territórios, Mucuri assume a 1ª colocação no ranking em todo o Estado com nota 09,98, dentre os 417 municípios da Bahia.
O município de Mucuri possui atualmente 15 unidades ESF – Estratégia Saúde da Família, que são postos de saúde que controlam a saúde básica da população (Saúde da Família (eSF) e Atenção Primária (eAP), pelas quais o Previne Brasil mede o cumprimento das suas metas dos indicadores. Essa avaliação, instituída pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. O Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem.
Dentre estes mecanismos, está o Pagamento por Desempenho, que é o repasse financeiro para o município, baseado no resultado dos 07 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas e outras questões. O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados apurados através de uma análise feita da produção das Equipes de saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade.
De forma inédita nesta gestão, o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia, como melhor atenção básica de saúde. Com esse resultado, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), parabenizou toda equipe, bem como ao secretário de saúde, Fernando Jardim, por mais uma vez elevar o nome de Mucuri e da saúde pública local. “O alcance deste índice são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade, embora, temos muita coisa ainda por fazer”.
“Reconheço plenamente que só foi possível alcançar esse excelente resultado devido aos esforços dos profissionais de saúde, principalmente nos últimos 3 anos, dos quais exigimos ainda mais dedicação de todos. São profissionais que se empenham o máximo possível para oferecer saúde de excelência e humanizada para a nossa população, então gostaria de parabenizá-los e dizer que estamos juntos na construção de um novo tempo para o município de Mucuri”, agradeceu o prefeito Robertinho.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, a consequência dos números vitoriosos na saúde pública local, são os frutos da persistência e do investimento do município, por meio da gestão do prefeito Robertinho, que nos primeiros 2 anos de governo, realizou uma grande ação de melhorias na saúde pública, elevando o município da 14ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil. E em 2023, novos investimentos estratégicos continuaram sendo feitos por meio de ações inéditas nunca vistas antes no município e a soma disso tudo, é a conquista do 1º lugar na saúde pública no novo alcance dos indicadores por desempenho no Previne Brasil.
O RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL
1° Mucuri
2° Caravelas
3º Vereda
4º Itagimirim
5º Ibirapuã
6º Medeiros Neto
7º Nova Viçosa
8º Jucuruçu
9° Itanhém
10° Lajedão
11º Guaratinga
12° Prado
13º Itabela
14º Teixeira de Freitas
15º Santa Cruz Cabrália
16º Eunápolis
17º Itapebi
18° Alcobaça
19º Belmonte
20º Itamaraju
21º Porto Seguro