Mucuri fecha o “Outubro Rosa” com 270 mamografias e 10 cirurgias urológicas realizadas no Hospital São José de Itabatã
O Governo Municipal de Mucuri e a Secretaria Municipal de Saúde tem investido cada vez mais nos cuidados da saúde do homem e da mulher, tanto com procedimentos preventivos, como é o caso do exame de câncer de mama – mamografias -, quanto no trato da saúde do homem como vasectomias, postectomias, biópsias prostáticas e RTU de próstata. No último sábado (28/10), foram realizadas, no Hospital São José em Itabatã, 30 exames de mamografia, fechando o mês com um total de 270 exames.
Ainda no sábado foram realizadas 10 cirurgias urológicas: um procedimento hidrocele; dois procedimentos de uretrotomia interna; um procedimento de RTU prostática; um procedimento de exerese cisto epidídimo; uma vasectomia e duas biópsias prostática. A oferta de serviços urológicos foi implantada pela Prefeitura Municipal de Mucuri no Hospital São José de Itabatã em junho do ano passado. Neste período já foram realizadas centenas de procedimentos.
Segundo o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), haverá muito mais investimentos na saúde. Destacando que estruturas, treinamentos e capacitações dos profissionais da Saúde, valorização do servidor e aquisições de equipamentos, médicos especializados e aumento substancial na oferta de serviços estão entre as prioridades do Governo Municipal. A campanha do “Outubro Rosa” no município de Mucuri começou dia 1º e termina hoje, dia 31 -, mas o trabalho se manterá durante todo ano, especialmente agora que o município conquistou o seu próprio mamógrafo em parceria com o Hospital São José de Itabatã.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Detecção Precoce
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.
Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada. A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama. Os principais benefícios desse exame são:
– Encontrar o câncer no início e permitir um tratamento menos agressivo.
– Menor chance de a paciente morrer por câncer de mama, em função do tratamento precoce.
Mamografia
O Outubro Rosa é um mês onde se intensifica, em todo o Brasil, a conscientização para prevenção contra o Câncer de Mama. Mucuri não fugiu à regra e intensificou massivamente a Campanha do Outubro Rosa em Mucuri-Sede, Itatatã e demais distritos e povoados.
Apesar de ter realizado vários mutirões de mamografias na cidade de Teixeira de Freitas, a quantidade ofertada de exames não supria a necessidade do município de Mucuri, gerando, assim, uma demanda reprimida e uma grande fila de espera pelo exame de mamografia. Objetivando sanar esta questão, o Governo Municipal colocou à disposição da população um Mamógrafo moderno, de última geração, para realizar os exames das mulheres mucurienses no conforto e comodidade, sem necessitar viajar para outras cidades em busca do atendimento.
O mais importante é que os exames de mamografias irão além do mês de outubro, serão rotineiros e realizados diariamente no Hospital São José de Itabatã. Para o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, poder ofertar dentro do município um serviço de saúde, que antes, só era possível deslocando os pacientes para outra cidade, e ver a satisfação nos rostos dessas mulheres, não tem preço.
“A gente fazia muito mais esforço e auferia resultados que não eram satisfatórios para a população, pois a demanda era muito grande e a oferta era muito limitada. A gente sente que a aquisição deste equipamento vem trazer para a população mucuriense que necessita do serviço, mais tranquilidade, mais segurança, mais conforto e comodidade. Nós agradecemos ao prefeito Robertinho que tem sido muito generoso ao autorizar e até mesmo ajudar a encontrar soluções para as demandas que aparecem para a Secretaria de Saúde, onde o povo, merecidamente é o maior beneficiado”, enfatizou Jardim.