21 de março de 2020 23:21

Mucuri inicia monitoramento de pessoas que chegam ao município

O Município tem realizado um intenso trabalho de conscientização em supermercados, ruas, rodoviárias etc.

A febre é um dos principais sintomas de pessoas que podem estar com coronavírus, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri iniciou neste sábado, 21 de março, um trabalho com barreira sanitária na entrada do município, onde foram abordados cerca de 200 veículos, destes, 50 tiveram que retornar para sua cidade de origem. Um outro trabalho de conscientização está sendo realizado na divisa do município com o Espírito Santo em parceria com a equipe de saúde do Estado.

A equipe da secretaria atua com apoio de voluntários, Defesa Civil, médicos e a Polícia Militar nas fronteiras do município, fazendo a avaliação clínica das pessoas que desejam entrar na cidade. Com o medidor de temperatura corporal é possível observar se há febre, havendo, são feitas orientações pelos técnicos da saúde, seguindo protocolos do Ministério onde serão orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Embora a beleza natural de Mucuri atraia turistas o ano todo, o momento é de ficar em casa, pela proteção individual e coletiva. Tendo em vista essa necessidade, o Decreto Municipal nº 2461/20, de 20 de março, deixou, temporariamente, proibida a entrada de veículos de passeio individual ou coletivo, de qualquer natureza ou espécie, com pessoas advindas de outros países, Estados, cidades e regiões de foco e/ou contaminação pelo coronavírus (COVID-19).

O Município tem realizado um intenso trabalho de conscientização em supermercados, ruas, rodoviárias etc. Há, ainda, uma equipe técnica responsável por visitar pessoas com algum sintoma, que liga pedindo para ser avaliada em domicílio, bem como atuando no serviço de orientação aos profissionais.

Há sempre uma equipe de plantão na Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde.

 

Como ocorre a transmissão do coronavírus?

Costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Então, já sabe: Mucuri é linda, mas, por enquanto, fique em casa!

Para denunciar locais que estão desrespeitando os decretos municipais ou quaisquer outro assunto relacionado ao Covid-19, ligue para Vigilância Epidemiológica: (73) 3206-1961 ou Secretaria Municipal de Saúde: (73) 3206-1176

 

Prefeitura Municipal de Mucuri
#AmorJustiçaeTrabalho

Pular para o conteúdo