09 de outubro de 2023 14:44

Mucuri mantém-se vice-campeã na lista das cidades da melhor saúde pública do extremo sul da Bahia

Na lista dos territórios do Previne Brasil com mais de 14 PSFs, o município de Mucuri ficou com nota 09,98 – se classificando na 1ª colocação no Estado da Bahia.

Os municípios de Vereda, Mucuri, Itagimirim e Caravelas se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023. Em nível geral no Estado, o município de Mucuri fica na 37ª colocação do Programa Previne Brasil – mas quando considera somente os municípios maiores e com mais de 14 PSFs em seus territórios, Mucuri assume a 1ª colocação no ranking em todo o Estado com nota 09,98, dentre os 417 municípios da Bahia. O município de Mucuri possui atualmente 15 unidades ESF – Estratégia Saúde da Família, que são postos de saúde que controlam a saúde básica da população (Saúde da Família (eSF) e Atenção Primária (eAP), pelas quais o Previne Brasil mede o cumprimento das suas metas dos indicadores.

Mucuri saiu do 14º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo municipal. Assim, as notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021 e chegou a 1º posição no ranking nos dois primeiros quadrimestres de 2022, mas retornou nos três últimos quadrimestres a 2ª colocação. Dentre os 417 municípios baianos, Vereda é o 33º lugar, Mucuri é o 37º, Itagimirim é o 42º e Caravelas é o 78º lugar. O grande avanço nesta nova posição foi Vereda que saiu do 198º lugar no Estado para o 31º no ranking do último resultado do Previne Brasil, saindo do 10º lugar no campo regional para a 3ª colocação dentre os 21 municípios do extremo sul e agora subiu um pouco para 33ª posição no Estado, mas chegou ao 1º lugar em nível regional com Nota 10. Já Caravelas que vinha liderando a 1ª colocação na região nos últimos 6 anos, caiu para 4ª classificação regional.

Na prática, os municípios mais bem colocados da região que são Vereda, Mucuri, Itagimirim e Caravelas serão premiados com uma melhor fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária. Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, um modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.

Segundo o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, a consequência dos números é fruto da persistência e o investimento do município, por meio da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que nos primeiros 2 anos de governo, promoveu uma grande ação de melhorias na saúde pública, elevando o município da 14ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil. E em 2023, novos investimentos estratégicos continuaram sendo feitos por meio de ações inéditas nunca vistas antes no município.

RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

1º Vereda – 33º no Estado.

2° Mucuri – 37º no Estado.

3º Itagimirim – 42º no Estado.

4° Caravelas – 78º no Estado.

5º Ibirapuã – 117º no Estado.

6º Jucuruçu – 126º no Estado.

7º Nova Viçosa – 138º no Estado.

8° Itanhém – 159º no Estado.

9º Medeiros Neto – 174º no Estado.

10° Lajedão – 181º no Estado.

11º Guaratinga – 194º no Estado.

12° Prado – 261º no Estado.

13º Itabela – 359º no Estado.

14º Teixeira de Freitas – 364º no Estado.

15º Santa Cruz Cabrália – 367º no Estado.

16º Eunápolis – 373º no Estado.

17º Itapebi – 380º no Estado.

18° Alcobaça – 388º no Estado.

19º Belmonte – 409º no Estado.

20º Itamaraju – 411º no Estado.

21º Porto Seguro – 412º no Estado.

O município classificado com o melhor resultado do Previne Brasil na Bahia é ABARÉ, nas margens do Rio São Francisco, no extremo norte do Estado. Já os dois piores municípios baianos no ranking do Previne Brasil com as mais graves condições na atenção básica da saúde pública é ILHÉUS, no sul da Bahia, que ficou em 416º lugar e CORRENTINA, no sudoeste baiano, que ficou na 417ª posição no Estado.