04 de setembro de 2021 03:05

Mucuri passa ocupar uma cadeira no Conselho Estadual dos Secretários de Saúde do Estado da Bahia

O COSEMS – Conselho Estadual dos Secretários de Saúde do Estado da Bahia empossou nesta última quarta-feira, dia 1º de setembro, em Salvador, os membros da sua nova diretoria executiva eleitos no último dia 10 de agosto para o biênio 2021/2023. Além da nova diretoria, também assumem os membros eleitos do Conselho Fiscal e os 40 membros representantes do COSEMS na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do qual o município de Mucuri foi eleito para ocupar uma vaga por meio do seu secretário municipal de saúde.

A posse da presidente reeleita Stela Souza, secretária Municipal de Saúde de Madre de Deus e de toda a diretoria executiva contou com a participação do presidente do CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Willames Freire; da secretária interina de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim; do deputado federal Jorge Solla (PT); da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB); do vice-presidente da UPB – União das Prefeituras da Bahia e prefeito de Miguel Calmon, Jose Ricardo Leal Requião “Cacá” (PT); e do prefeito de Madre de Deus, Dailton Raimundo de Jesus Filho (PSB).

Das 40 cadeiras da Comissão Intergestores existentes no COSEMS/Bahia para representar os 417 municípios baianos, a região do extremo sul da Bahia com os seus 21 municípios obteve duas cadeiras, elegendo seus respectivos secretários municipais de saúde de Mucuri e Santa Cruz Cabrália. Para o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, a cada novo ciclo surgem desafios ainda maiores que vão demandar muita dedicação, suor e empenho de todos no COSEMS em favor dos municípios do Estado da Bahia.

“Estamos trabalhando para que consigamos atender as necessidades do município de Mucuri, pois a nossa população precisa muito de nós para superar esse momento ainda muito crítico. A importância de Mucuri ter sido eleito para ter seu secretário de saúde como representante em uma das cadeiras da comissão do COSEMS/Bahia é uma grande vitória e tudo está sendo possível, graças ao comprometimento do nosso prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho “DEM). Defender e trabalhar pelo fortalecimento do SUS é uma caminhada de muita luta, de muitos desafios, mas também de muitas oportunidades de cuidar da saúde de quem mais precisa e preservar nosso bem mais precioso, a vida”, disse o secretário de saúde de Mucuri, Fernando Jardim.