22 de abril de 2024 07:29

Município de Mucuri realizou mais um mutirão e atingiu 320 cirurgias urológicas em 2 anos e meio no Hospital São José

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio do Hospital São José de Itabatã, realizou mais um mutirão de cirurgias urológicas neste sábado (20/04), como parte dos esforços para melhorar a saúde da população. O evento, que faz parte das iniciativas da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB), para ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade, zerou a fila de espera por procedimentos urológicos no município.

O mutirão beneficiou oito pacientes, incluindo cinco crianças e três adultos. As cirurgias, antes realizadas em outros municípios, foram conduzidas no Hospital São José de Itabatã, por uma equipe médica experiente liderada pelo médico Tarcísio Ronacher, urologista responsável pelo serviço desde sua implantação em novembro de 2021.

“Estamos aqui realizando um mutirão de cirurgias urológicas para zerar a fila de pacientes, tanto adultos quanto pediátricos”, afirmou o médico Tarcísio Ronacher. “Com o apoio da gestão municipal, estamos conseguindo resolver a grande parte das cirurgias aqui em Mucuri, o que traz mais comodidade para a população e evita a demora na fila de espera”, completou o urologista.

Desde sua implementação, os serviços de cirurgias urológicas realizados no município já atenderam mais de 320 pacientes, realizando procedimentos como dilatação uretral, exérese de nódulo do testículo, prostatectomia, biópsia de próstata, correção de hidrocele e Ressecção Transuretral da Próstata (RTU).

Os pacientes que passam pelas cirurgias recebem alta no dia seguinte, com orientações para cuidados gerais como repouso e curativos em casa. A equipe médica do serviço preza por um atendimento humanizado e acolhedor, buscando garantir o bem-estar dos pacientes em todas as etapas do processo.

Segundo o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, para ter acesso às cirurgias urológicas, os pacientes devem seguir o fluxo de atendimento regular, com triagem inicial realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“A implantação do serviço de cirurgias urológicas em Mucuri é um marco importante para a saúde do homem no município. A iniciativa da administração do prefeito Robertinho demonstra o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população masculina a serviços de saúde especializados e de qualidade, contribuindo para a promoção da saúde integral e do bem-estar desse público”, lembra o secretário de saúde Fernando Jardim.

E acrescentou: “O município de Mucuri, sob a liderança do prefeito Robertinho, tem como prioridade investir na saúde da população, oferecendo serviços de qualidade e acessíveis a todos os cidadãos. Através de parcerias com instituições de saúde e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, a gestão municipal busca garantir que a população de Mucuri tenha acesso a um atendimento digno e humanizado”, concluiu Fernando Jardim.