29 de março de 2021 01:49

Município investe em geoprocessamento como ferramenta de gestão em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri está investindo em geotecnologias para criação de Base Cartográfica Municipal com aerolevantamento e nesta primeira fase se trabalha na implantação dos pontos de apoio georreferenciados. Trata-se de um investimento na modernização dos procedimentos relacionados às áreas de planejamento e gestão territorial. Entre as melhorias está a nova base cartográfica do município de Mucuri, resultante de um aerolevantamento que começou a ser realizado a partir do distrito de Itabatã.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Obras e incluem também a atualização do sistema de informação geográfica. “A base cartográfica é a representação mais próxima da realidade espacial do município e provê dados fundamentais para a gestão municipal”, explica o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, secretário Municipal de Obras de Mucuri.

As imagens do mapeamento são tridimensionais (3D) e com elas é possível verificar os limites de áreas cercadas (lotes), posteamento, tipos de pavimentação existente nas vias, localização do meios-fios, entre outros detalhes. “Com estes dados e imagens, é possível diminuir os custos na hora de elaborar os projetos de drenagem, pavimentação e mais uma infinidade de usos, a elaboração de projetos de desmembramento ou remembramento de lotes, construir, lotear, obter licenciamento ambiental, realizar obras de infraestrutura, entre outros serviços”, destaca o secretário.

O secretário de obras Victor Augusto explica ainda que, além de facilitar a administração territorial, o mapeamento e demais serviços que estão sendo implementados contribuem para uma melhor fiscalização e arrecadação tributária. Porque os serviços especializados de geoprocessamento, são focados na atualização dos dados do cadastro imobiliário urbano. E a Lei de Responsabilidade Fiscal impõe disciplina tributária aos gestores municipais. A desatualização dos dados do cadastro imobiliário urbano gera perda de receitas municipais, mais especificamente do IPTU, ISSQN, ITBI e taxas vinculadas à fiscalização de posturas imobiliárias e mobiliárias.

“Esta iniciativa do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), a qual estamos executando agora no território de Mucuri, beneficia diversas áreas de atuação da Prefeitura Municipal. São informações precisas, atuais, confiáveis e que permitirão analisar processos de forma mais ágil e auxiliar na criação de planos de recuperação das áreas de proteção ambiental. Além da possibilidade da ampliação da rede de marcos geodésicos do município. Trata-se de um conjunto de objetos fixados em diversos pontos do município e que servem para identificar com exatidão as coordenadas planimétricas (que se referem a plano, planta, horizonte) e a altimetria (altitude, altura) de cada um destes pontos. Estas informações são muito úteis em trabalhos de topografia e fundamentais na hora de elaborar projetos de engenharia, sejam públicos ou privados”, informou o secretário de obras Victor Augusto.

O engenheiro civil Victor Augusto, secretário de Obras de Mucuri, explica que o apoio político passa também pelo convencimento dos gestores e técnicos de uma Prefeitura que atuam nas diferentes áreas da administração e que, com raras exceções, desconhecem totalmente as geotecnologias e carecem de uma cultura cartográfica e geográfica. Já em Mucuri, ele enaltece a sabedoria do prefeito Robertinho que visa criar e disseminar uma cultura GEO numa condição essencial para o sucesso da implantação de geoprocessamento. E ressalta que o geoprocessamento em conjunto com a Internet permite disponibilizar para o cidadão comum informações atuais e facilmente interpretadas pelo fato de serem geograficamente localizadas.

Para o prefeito Robertinho, o geoprocessamento vem justamente auxiliar na localização geográfica das informações alfanuméricas, transformando-as em informações geográficas. No estágio atual das tecnologias e na busca da modernização administrativa, porque a utilidade do geoprocessamento como ferramenta fundamental na gestão pública não pode mais ser contestada. Para Robertinho, o processo de implantação do geoprocessamento como ferramenta de gestão já é considerado exemplo de sucesso na organização territorial, na criação e manutenção de informações e no diagnóstico e solução dos mais diversos problemas enfrentados pela gestão municipal em muitas cidades brasileiras e em Mucuri esta implantação será uma realidade. Segundo o prefeito Robertinho, transparência deve ser um dos princípios norteadores de qualquer administração democrática e, neste sentido, Mucuri encara a implantação do Geoprocessamento não apenas como um avanço tecnológico, mas como um meio de interação com o cidadão.