28 de janeiro de 2023 22:46

Mutirão agiliza a realização de cirurgias urológicas e de vesícula em pacientes de Mucuri

Com os objetivos de atender as demandas reprimidas e dar qualidade de vida aos homens acometidos por enfermidades, que podem evoluir em complicações sérias, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde realizou dois mutirões de cirurgias de média complexidade no Hospital São José, no distrito de Itabatã.

Esta ação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri e o Hospital São José de Itabatã e foi realizada por um corpo clínico composto por profissionais altamente qualificados,

No dia 25 de janeiro, aconteceu o primeiro mutirão de cirurgias de vesícula, a colecistectomia videolaparoscópica, que com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos quando comparado aos riscos das possíveis complicações e os muitos sintomas, entre eles a dor aguda na região do abdome, que pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

De acordo com o secretário de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim que acompanhou o início dos mutirões, essa ação foi um pedido especial do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que idealizava zerar as longas filas de espera por cirurgias eletivas. “O município de Mucuri oferece, mensalmente, 10 cirurgias para retirada de cálculo na vesícula. A periodicidade pode variar de acordo com a demanda, que por exemplo, tem sido intensa, porém, a equipe está atuante na resolutividade”, explicou o secretário.

Neste sábado (28), as pacientes participaram das primeiras cirurgias urológicas por vídeo do ano, com a responsabilidade do médico urologista Tarcísio Ronacher. A força-tarefa realizou inicialmente 11 procedimentos, sendo a dilatação uretral, exérese de nódulo do testículo, prostectomia, biópsia de próstata, correção de hidrocele e Ressecção Transuretral da Próstata (RTU).

Os pacientes das várias idades recebem alta no dia seguinte para continuar os cuidados gerais como repouso e curativos em casa. Vale lembrar que o paciente precisa seguir a triagem corretamente para acessar tais serviços. Ao iniciar no PSF com o médico responsável e havendo indicação cirúrgica, será encaminhado para a regulação com toda documentação específica e aguardar o agendamento da cirurgia.