08 de agosto de 2022 22:13

Mutirão de catarata realizou 170 cirurgias em pacientes de Mucuri

A Feira Cidadã é uma grande estrutura do Governo do Estado que percorre alguns municípios baianos, levando diversos procedimentos, desde assistenciais a serviços complexos de saúde. A prefeitura de Mucuri foi em busca desse atendimento para os pacientes que aguardavam por consultas e exames oftalmológicos, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Assim na triagem realizada na última quinta-feira (04), mais de 300 pacientes foram atendidos por profissionais que avaliaram as indicações para cirurgia de catarata, identificando os 170 mucurienses, que em seguida, foram encaminhados ao Mutirão.

As cirurgias foram realizadas na cidade de Medeiros Neto, e os pacientes triados foram acompanhados pela equipe da Atenção Básica, pelo secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim e pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que viabilizou também o transporte com conforto, ar-condicionado e lanches para todos que embarcaram.

Ao sábado (06), após finalizar a primeira parte da cirurgia, os pacientes retornaram para o município de Mucuri e, novamente no domingo (07), voltaram para a segunda etapa em Medeiros Neto, em que foi realizada a cirurgia no segundo olho, para aqueles com indicação médica.

Vale destacar que os profissionais não recomendam operar a catarata nos dois olhos no mesmo dia, pois é preciso avaliar a recuperação do primeiro procedimento, dando o devido descanso.

Diante da força-tarefa implantada para a execução em todo esse processo, o prefeito Robertinho além de acompanhar em todos os momentos, também agradeceu ao apoio dos parceiros e equipe de trabalho. “Sem esses profissionais, dificilmente conseguiríamos o êxito em restabelecer a visão dos nossos mucurienses. Desde agentes de saúde aos médicos de plantão e secretário de Saúde, quero agradecer por se empenharem na grande demanda que enfrentamos e por partilharem comigo esse sonho de cuidar da saúde dos nossos cidadãos”, destacou o prefeito Robertinho.

Nesta segunda-feira (08), os pacientes compareceram ao PSF 05, em Itabatã para a revisão do procedimento cirúrgico realizado no domingo. Relatos emocionantes daqueles que estavam com 100% da visão afetada e, após a cirurgia, voltaram a ver os familiares, se locomover com independência e facilidade, muitos com a expectativa de voltar ao mercado de trabalho assim que a equipe médica liberar.