19 de setembro de 2023 09:52

Obra de mobilidade urbana é a última etapa dos trabalhos para se inaugurar o novo Terminal Rodoviário de Itabatã

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos está concluindo em Itabatã, as obras de asfaltamento das imediações do novo Terminal Rodoviário do distrito, que já atingiu os dois sentidos imediatos da Avenida Espírito Santo e a rua comercial Jorge Borges Jhael, além do largo do trevo principal de Itabatã, às margens da Br-101, onde os ônibus farão convenção para estacionarem na nova Estação Rodoviária. Além do asfalto, o local vai ainda ganhar sinalização horizontal e vertical como forma de revitalização do trânsito e da mobilidade urbana da região.

Cortado pela Rodovia BR-101 no território de Mucuri e um dos principais aglomerados urbanos da tríplice divisa da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, Itabatã além de ser o 3º maior distrito do Brasil com cerca de 25 mil habitantes e o principal colégio eleitoral do município de Mucuri com 14.964 eleitores – e, apesar de ser apenas distrito, Itabatã é a primeira grande cidade do portal de entrada para o Nordeste do Brasil, para quem chega a Bahia vindo do sudeste do país.

Neste período, o distrito de Itabatã está ganhando dentre tantos investimentos públicos na área de infraestrutura urbana, um novo Terminal Rodoviário para os milhares de moradores de cidades vizinhas que também utilizam o terminal para as viagens intermunicipais e interestaduais. O novo terminal traz comodidade, modernidade e segurança a todos os usuários que voltarão a utilizar o espaço sob uma nova e moderna edificação.

Escola Municipal Frei Ronaldo de Itabatã – a maior unidade de ensino do município foi totalmente revitalizada.

A nova Estação Rodoviária de Itabatã está prevista para ser inaugurada na tarde de sábado, do próximo dia 30 de setembro. Neste mesmo dia, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), também vai inaugurar a Escola Municipal Frei Ronaldo de Itabatã, que trata-se da maior unidade de ensino do município que foi totalmente revitalizada. Além do novo Mercado Municipal de feira livre do distrito de Itabatã que também será entregue à população.

Previsto para o dia 30 de setembro a inauguração do novo Mercado Municipal de Itabatã.

Já o novo Terminal Rodoviário de Itabatã, foi reerguido sobre as velhas instalações que foram todas demolidas, pois a edificação antiga era do ano de 1985. As novas instalações ganharam cobertura metálica e contam com 6 Boxes, 4 Guichês, 1 Sala Vip, 1 Sala Administrativa, 1 Depósito, 1 Guarda Volume, Sanitário feminino, masculino e WC para pessoas com necessidades especiais, plataformas de ônibus e ponto de Taxi. O investimento da nova Estação Rodoviária de Itabatã foi oriundo de recursos próprios do município de Mucuri na ordem de R$ 1.230,556,00.

Com 2,2 Km de extensão a Avenida Espírito Santo recebeu obras de macrodrenagem, requalificação do seu pavimento, ampliação da sua pavimentação e revitalização total dos seus dois sentidos urbanos.

No local ainda existe um projeto em conclusão de revitalização dos dois sentidos da Avenida Espírito Santo e, do outro lado da via, a Avenida Brasil também está recebendo obras de intervenções para a sua tão sonhada pavimentação.

Conforme o prefeito Robertinho, essa é a primeira reforma desde sua inauguração, que aconteceu há 38 anos, que aliás, o prédio foi todo jogado no chão e se começou praticamente do zero, onde se começou a sua reconstrução. “Itabatã tem uma capacidade natural para o crescimento e um enorme potencial econômico, merecia ter uma Estação Rodoviária descente e confortável, com uma melhor estrutura, mais moderna e que de fato atenda com o devido conforto os seus usuários”, salientou o prefeito Robertinho.

São várias as frentes de trabalho e obras de infraestrutura acontecendo atualmente no município de Mucuri, inclusive frentes de iluminação pública de toda zona urbana de Mucuri, Itabatã e demais povoados com lâmpadas de LED e levando iluminamento público a todas às comunidades nunca antes iluminada por luz elétrica. São mais de 30 escolas reformadas, ampliadas e reconstruídas no município, novas unidades de saúde e de assistência social sendo construídas.

Além das obras encontradas paradas pelas últimas gestões, foram retomadas, inclusive as duas creches de Mucuri e Itabatã. Ruas estão sendo asfaltadas na sede e pavimentadas em vários outros pontos do território de Mucuri, onde já são mais de R$ 30 milhões de investimentos em obras públicas em inúmeras localidades e outros 18 processos licitatórios estão ficando prontos para que novas obras recebam ordem de serviço em breve. O intuito do prefeito Robertinho, segundo ele, é chegar ao final de 2023 com um investimento superior a 50 milhões de recursos próprios somente em obras públicas de mobilidade e bem-estar em vários pontos do município.