08 de março de 2022 23:21

Operação da SEMMA e IBAMA busca garantir defeso do caranguejo-uçá em Mucuri

 

Agentes da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mucuri e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis encerraram nesta terça-feira (08/03), a ação de fiscalização para coibir a captura, transporte e comercialização do caranguejo-uçá e do guaiamum.

Entre janeiro e fevereiro na Costa das Baleias, foram lavrados dez autos de infração e resgatados cerca de 1.500 caranguejos-uçá e 500 guaiamuns, que seriam vendidos nas feiras livres e mercados locais. Os crustáceos apreendidos foram imediatamente devolvidos ao mangue.

Durante a operação, foram realizadas rondas nos manguezais, barreiras rodoviárias, visitas em portos e comunidades locais. Nas abordagens, a equipe procurou orientar e informar as pessoas sobre a legislação vigente, tirar dúvidas da população e levantar informações para futuras ações do IBAMA, da SEMMA e da Defesa Civil.

De acordo com o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, os trabalhos em cada etapa da fiscalização duraram seis dias ininterruptos, período de “andada” (defeso) do caranguejo-uçá. Nesse período, a captura é proibida, já que os crustáceos saem de suas galerias (tocas) e “andam” pelo manguezal para acasalamento. Com relação ao guaiamum, não estava sendo permitido a captura de fêmeas ou machos inferiores a 6 cm de carapaça.

Pular para o conteúdo
Notice: ob_end_flush(): Failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home/mucuribagov/public_html/wp-content/themes/pmmucuri/inc/hooks.php on line 196