06 de maio de 2021 01:15

Paciente de Mucuri acometido pela Covid-19 é transferido de UTI Aérea para Salvador

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu no início da tarde desta última segunda-feira, dia 3 de maio, mais um paciente do sexo masculino, 51 anos de idade, que estava internado no HSJ – Hospital São José de Itabatã, por meio de uma UTI Aérea para Hospital Espanhol, em Salvador.

A aeronave cedida pela SESAB – Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, após intervenção da SMS – Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri com apoio do NRS – Núcleo Regional de Saúde, decolou de Salvador às 11h30 e pousou no aeródromo da Suzano em Itabatã, uma hora e vinte depois.

“A nossa batalha contra o coronavírus é diária e como já alertou o prefeito Robertinho, a nossa população precisa continuar tomando todos os cuidados possíveis, seguindo rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, adverte Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri.

Conforme o boletim médico de transferência emitido pelo Hospital São José, o paciente, apesar de ter apenas 51 anos, está inserido no grupo de risco para Covid-19, pois é obeso, é paciente psiquiátrico e há dez dias vem apresentando histórico de tosse produtiva, desconforto respiratório, febre e crise hipertensiva.

Mais uma vez o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), voltou a apelar à população do município, sobre o aumento de casos de Covid-19 e a necessidade do uso de máscara, além dos cuidados de higiene e distanciamento social. “Só vamos vencer essa pandemia com o aumento dos cuidados no nosso dia-a-dia. Estamos em um momento crítico em relação às vagas nas unidades de saúde que possuem leitos de UTI. É preciso que continuemos fazendo a nossa parte e, se precisar sair, use máscara sempre, a ao conversar com pessoas, pratique o distanciamento, usar álcool gel e lavar bem as mãos”, recomendou Robertinho.

Outros três pacientes

Na madrugada de sábado, 1º de maio, foi transferido de UTI Aérea também para Salvador, pela Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, um carpinteiro e artesão, morador e muito conhecido do distrito de Cruzelândia. Ele estava internado também no HSJ – Hospital São José de Itabatã e por apresentar dificuldade respiratória, precisou ser levado para contar com suporte de uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Já no final da noite do mesmo sábado (1º/05), outro paciente que teve seu quadro respiratório alterado por causa da Covid-19, precisou ser transferido do Hospital São José de Itabatã, onde estava internado, para o Hospital de Campanha de Porto Seguro.

Nesta terça-feira (04/05) a Prefeitura Municipal de Mucuri conquistou uma nova UTI Aérea que pousou às 20h40 no Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas para transportar uma senhora que estava internada no Hospital José de Itabatã acometida pela Covid-19 para o Hospital de Campana de Ilhéus, mas no momento da transferência da ambulância para o avião, a paciente dessaturou, ou seja, ela apresentou uma diminuição na taxa de oxigênio no sangue, levando à dessaturação da oxihemoglobina e a equipe médica decidiu retornar com a paciente para o hospital de origem.