25 de outubro de 2023 13:06

Paciente em estado grave é transferida em UTI Aérea em ação coordenada do município de Mucuri

No final da manhã desta quarta-feira (25/10), o Hospital São José de Itabatã, enfrentou um desafio crítico ao receber uma paciente de 68 anos, com um quadro agravado de bronquite asmática. A situação da paciente era extremamente delicada, requerendo cuidados intensivos imediatos. Como parte de uma ação coordenada da Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Municipal de Transportes, em parceria com o Governo do Estado por meio da SESAB – Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, a paciente foi transferida via UTI Aérea para garantir o tratamento adequado.

A paciente deu entrada no Hospital São José na manhã desta última terça-feira, 24 de outubro, com sintomas alarmantes, incluindo dispneia em repouso, mal-estar, cianose periférica, sonolência e esforço respiratório, todos evoluindo rapidamente em apenas um dia. A situação exigiu intervenção urgente, levando à intubação orotraqueal, visto que a equipe médica identificou risco de morte iminente.

Mesmo diante da gravidade do quadro clínico, a Secretaria Municipal de Saúde não mediu esforços para buscar a melhor assistência para a paciente, que, em parceria com o governo estadual, incluiu o nome da paciente na Central de Regulação do Estado da Bahia (CER). Graças a essa ação conjunta, foi possível organizar a transferência via UTI Aérea a partir do ‘Aeroporto da Suzano’ em Itabatã para o Hospital Neuroccor, localizado em Porto Seguro, onde a paciente receberá o tratamento especializado de que necessita. º

No relatório médico, é destacado que a paciente, portadora de asma e fumante, apresentava sintomas graves, incluindo dispneia em repouso e cianose periférica. Durante a indução da intubação orotraqueal, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida após dois ciclos de reanimação. A paciente apresentou sinais de recuperação, incluindo pupilas fotorreativas e reflexo córneo-palpebral.

Em meio a inúmeras transferências em UTI Aérea, o Secretário de Saúde, Fernando Jardim, ressaltou a importância de tratar cada paciente como único. “Cada vida é singular e merece um tratamento personalizado. No entanto, é importante ressaltar, não poderíamos oferecer assistência de qualidade se não fosse o empenho e dedicação do prefeito Robertinho e da nossa equipe de saúde. Essa ação exemplifica a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo e profissionais de saúde para garantir que pacientes em estado crítico recebam atendimento especializado e o cuidado necessário para sua recuperação”, ressalvou o secretário Fernando Jardim.