18 de abril de 2024 11:38

Para minimizar danos da seca, Prefeitura de Mucuri distribui suplemento alimentar animal aos agricultores da zona rural

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria de Agropecuária e Pesca, e em colaboração com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), realizou a distribuição de aproximadamente seis mil quilos de suplementação para o gado leiteiro, visando mitigar esses efeitos da seca e auxiliar os produtores cadastrados que já recebem acompanhamento da equipe técnica da secretaria.

Nos últimos meses, a região sofreu com altas temperaturas e estação mais seca que o normal, assim também o rebanho bovino veio acompanhando a mesma situação com a escassez do capim nas pastagens. O que foi prontamente identificado pelo técnico que realiza o acompanhamento diário aos 50 produtores de bovinocultura da área rural no município de Mucuri.

Por indicação profissional, e para manter a produção leiteira, o produtor precisou adotar algumas novas práticas de planejamento estratégico na complementação alimentar dos animais e contou com o suporte da Prefeitura de Mucuri.

Com esse investimento de 120 sacos de 50 quilos de sorgo, espera-se que haja melhorias significativas para bovinocultura de leite e, consequentemente, também vai ao acesso a mercados, aumentando a renda das famílias, com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, por exemplo.