10 de maio de 2021 17:32

Prefeitura assume obras paradas da gestão passada e retoma reconstrução dos Mercados Municipais de Mucuri e Itabatã

As novas estruturas de concreto para conclusão das coberturas dos mercados municipais da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã, começaram a chegar desde o último sábado (08/05). As duas estruturas das feiras livres foram derrubadas pelo ex-prefeito José Carlos Simões (PSD) em novembro de 2018, que além de abandoná-las, deixou os feirantes comercializando seus produtos a céu aberto tendo que usar vias públicas sem nenhuma estrutura, como boxes e sanitários.

Tão logo tomou posse em 1º de janeiro de 2021, o atual prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), assumiu o compromisso de reconstruir os dois mercados municipais e nesta segunda-feira (10), as sustentações dos telhados já tinham sido fixadas com uso de guindastes, para que em seguida sejam finalizadas as coberturas e conclusão das obras internas, como piso, construção de boxes e sanitários. Os dois mercados tinham sido construídos em 2002, na segunda gestão do prefeito Robertinho.

“Após esses quase três anos de abandono das obras de reconstrução, os feirantes terão seus locais de trabalho restabelecidos. Os espaços serão requalificados dando mais conforto e comodidade para os comerciantes e os clientes dos dois mercados municipais da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã. As feiras livres são um importante espaço de comercialização dos nossos frutos e legumes produzidos na zona rural, principalmente na agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade local e cultural”, afirmou o prefeito Robertinho.

E acrescentou o prefeito: “A agricultura familiar tem como objetivo em seu sistema de produção a diversificação de cultura que permite aos produtores a obtenção de alimentos e renda nos doze meses do ano. Esse segmento de produção é significativo devido a sua função ambiental, econômica e social tornando-se imprescindível para produtores familiares, pois é por meio desta cultural agrícola que ocorre a venda e agregação do valor no produto”, ressaltou Robertinho.

Recentemente a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria de Assistência Social, cadastrou 16 produtores rurais da Comunidade Jacutinga I, para fornecimento de produtos ao município através do Programa de Aquisição de Alimentos, que visa promover o acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. “Além deste programa, após concluídas as obras das feiras livres de Mucuri e Itabatã, estaremos reforçando o apoio aos pequenos agricultores do município e oferecendo a eles e seus familiares, mais qualidade de vida e condição de permanência no campo”, assegurou o prefeito Robertinho.