03 de novembro de 2022 14:11

Prefeitura de Mucuri deflagra campanha ‘Novembro Azul’ intensificando ações de Saúde do Homem

Com o mesmo empenho das ações exitosas aplicadas na Campanha do ‘Outubro Rosa’ – que é movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama -, a Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Mucuri deu início a Campanha do ‘Novembro Azul’, mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos os homens sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.

Fugindo à regra, o Governo Municipal de Mucuri antecipou a data de início da Campanha, lançando uma campanha publicitária de conscientização da população masculina e realizando, no último sábado (29/10) procedimentos urológicos, RTU de próstata, biópsia de próstata, utilizando equipamentos de última geração, por vídeo, minimamente invasivos e de rápida recuperação do paciente.

A Campanha

A Secretaria Municipal da Saúde, ao promover durante no penúltimo mês do ano, a campanha municipal “Novembro Azul” manterá o foco principal na conscientização do público masculino, incentivando os homens a adotarem hábitos de vida mais saudáveis e evitarem os fatores de risco, como álcool, drogas, tabagismo, hipertensão, estresse, sedentarismo, entre outros.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de todo município estão aptas a atenderem os homens para orientações e encaminhamentos para os médicos especializados em urologia, contratados pela Prefeitura de Mucuri, que prosseguirão com os procedimentos adequados, objetivando identificar, através de exames, o diagnóstico do paciente para ofertar o tratamento indicado.

Os serviços ofertados à população do município de Mucuri, visam garantir um atendimento especializado de qualidade para a saúde do homem, e os serviços implantados, apesar de serem intensificados com as ações do “Novembro Azul”, têm duração permanente. Independente da campanha realizada anualmente, o Governo Municipal de Mucuri implantou, desde junho do ano passado, a oferta de diversos serviços urológicos em cuidados com a saúde do homem.

De acordo com secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), no intuído de dar celeridade, acolhimento e conforto aos munícipes, determinou que a Secretaria de Saúde atuasse no sentido de contratualizar e organizar estas cirurgias no nosso município via Hospital São José, disponibilizando recursos financeiros próprios do município e apoio de profissionais médicos especializados.

Antes, a maioria destes procedimentos só era possível realizar pelo SUS, apenas em Salvador, onde o paciente entrava numa fila de espera que chegava a demorar até quatro anos para liberação. Vale ressaltar, que em clínicas particulares, uma cirurgia de RTU de próstata chega a custar até R$ 40 mil, contudo o Governo Municipal tem disponibilizado a oferta destes serviços ao cidadão mucuriense, gratuitamente.

Desde a implantação destes serviços, já foram realizados mais de duas centenas de procedimentos. Veja abaixo o quantitativo:

– 60 Biópsias de Próstata

– 46 Postectomias

– 36 Cirurgia de Fimose 36

– 28 Prostatectomias Total

– 32 Vasectomias

– 16 Ureterostomias Internas

– 15 RTU’s de Próstata

– 06 Hidroceles

– 08 Exéreses

Detecção Precoce

Pesquisas indicam que as chances de cura chegam a 90% quando a detecção é precoce. Por isso, recomenda-se que homens a partir dos 40 anos realizem o exame com frequência, aumentando a atenção a cada década, pois a incidência tende a aumentar progressivamente.

Para se ter uma ideia, três quartos dos casos acontecem a partir dos 65 anos. Homens com histórico familiar também devem redobrar a atenção.

As mulheres também desempenham um papel fundamental na saúde dos maridos: mais da metade das consultas são agendadas por elas. O acompanhamento e apoio da família também são essenciais para o sucesso do tratamento.

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia e, uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

RTU de Próstata

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é uma das principais doenças do homem de meia idade e idoso. Na grande maioria dos casos o tratamento inicial é medicamentoso com excelentes taxas de sucesso. No entanto, em alguns pacientes a doença evolui gerando alterações significativas no trato urinário.  A RTU de próstata é o principal procedimento indicado. A funcionalidade dessa intervenção pode provocar um alívio muito grande nos sintomas de quem tem a HPB.

A Ressecção Transuretral da próstata (RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico endoscópico para o tratamento de um dos principais problemas que acometem a próstata. A cirurgia é realizada através da uretra, e a região interna do órgão é removida por meio da eletrocauterização.

Biópsia de Próstata

A biópsia de próstata é um exame que pode ser solicitado pelo urologista após a percepção de algumas alterações na avaliação inicial da próstata.

O pedido deste exame não significa que o paciente tenha o diagnóstico confirmado de câncer. Pelo contrário, o procedimento de biópsia da próstata vai determinar se existe ou não um câncer, sendo a única forma de certeza.