Prefeitura de Mucuri e EMBASA iniciam as obras de saneamento básico do bairro Cidade Nova em Itabatã
A Prefeitura Municipal de Mucuri em convênio com o Governo da Bahia através da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A., iniciou as obras de saneamento básico do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã. Na companhia dos representantes da EMBASA, dos vereadores e dos operários da empresa executora, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) lançou nesta quarta-feira, dia 26 de maio, o início das obras da rede de esgotamento sanitário do Cidade Nova, que irá beneficiar diretamente 426 famílias das 15 vias públicas do bairro, entre avenidas e ruas.
Acompanhado do gerente regional da EMBASA, o engenheiro Severino Evangelista; do gerente local da EMBASA, o biólogo Moabe Alves; da engenheira civil responsável pela obra, Letícia Cabral; do diretor municipal de obras em Itabatã, Pedro Lago; dos representantes da empresa executora Soares Dias Saneamento e Construção Ltda e dos vereadores Ademar Amaral de Souza (PSB), Roberto Silva dos Santos Júnior (DEM), Carlos de Jesus Brito, o “Carlinhos da Ótica” (REPU) e Edison Silva de Mattos, o “Sula” (PSC), o prefeito Robertinho deflagrou o início das obras de saneamento básico pelas ruas Peru e Canadá.
Conforme o prefeito Robertinho, esta é mais uma obra muito importante para o município de Mucuri. O saneamento básico que hora chega ao bairro Cidade Nova em Itabatã, segundo ele, além de proporcionar mais saúde e dignidade humana aos seus moradores, serão conectados à rede coletora, que vai contribuir para a sustentabilidade ambiental da região, incrementando o desenvolvimento, gerando emprego imediato e trazendo mais renda para à população, além de melhorar a saúde pública por meio da redução de doenças de veiculação hídrica e dos índices de mortalidade infantil.
“As obras vão beneficiar diretamente mais de 1.700 habitantes e compreenderão melhorias para os novos investimentos privados. Estamos cumprindo nosso compromisso com Itabatã, avançando na realização de obras que visam melhorar o saneamento no distrito. Estamos concluindo o sistema de abastecimento de água do bairro Caribe-II e agora estamos chegando com a rede de esgoto do Cidade Nova. Mesmo com a pandemia e as dificuldades que ela nos trouxe, a Prefeitura de Mucuri está viabilizando e investindo em empreendimentos necessários à elevação dos índices de cobertura de água e esgotos para a melhoria da qualidade de vida da população do município de Mucuri”, destacou o prefeito Robertinho.
Em sua fala o prefeito Robertinho evidenciou uma preocupação muito grande de mostrar resultados na melhoria da qualidade de vida dos mucurienses, se comprometendo em buscar novos investimentos para a coleta e tratamento da rede de esgoto. Para ele, investir em saneamento básico é elevar a qualidade de vida da população. Onde cada real investido em rede de esgoto, são economizados 5 reais na Saúde Pública. Robertinho informou ainda que está estabelecendo nova parceria com o Governo da Bahia para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e também da continuidade nas ações de implantação do esgotamento sanitário, beneficiando na próxima etapa, o bairro Triângulo Leal.
O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Este escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, irá atender a 426 famílias ou o mesmo que aproximadamente 1.704 pessoas do bairro Cidade Nova, em Itabatã.
Segundo o gerente regional Severino Neto, isso reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. As obras tiveram início nesta quarta-feira, dia 26 de maio, com cronograma de entrega para 180 dias, com investimentos de R$ 2,1 milhões e irão beneficiar diretamente os moradores de todas as 15 avenidas e ruas do bairro.
Referente ao atendimento no bairro Cidade Nova, o gerente regional Severino Neto esclareceu que mediante a coleta e tratamento do esgoto sanitário, a EMBASA terá como escopo as conseguintes ruas: Avenida Brasil (1.330m); Rua Peru (764m); Rua Itália (700m); Rua Colômbia (602m); Rua Espanha (373m); Rua Cabo Verde (232m); Rua Bélgica (263m); Rua México (160m); Avenida Uruguai (523m); Rua Bolívia (425m); Rua Paraguai (349m); Avenida Costa Rica (281m); Rua Estados Unidos (281m); Rua Canadá (280m) e Avenida Argentina (143m).