02 de fevereiro de 2023 07:00

Prefeitura de Mucuri inova ao implantar Bacia de Retenção e Infiltração no sistema de macrodrenagem da Cidade

Quem circula pelo território de Mucuri tem a facilidade de notar o número de obras de infraestrutura que a Prefeitura Municipal vem executando nos quatro cantos do seu município. São pavimentações, drenagens, requalificação urbana, asfaltamento de ruas e avenidas, construção de novos equipamentos públicos, e manutenção corretiva e preventiva da malha viária, que garantem desenvolvimento econômico e melhorias para a população da sede, dos distritos e da zona rural.

Em Mucuri o asfaltamento do restante das ruas desta primeira etapa do projeto segue em ritmo acelerado no intuito de concluir a obra nos 885 metros restantes da última rua que falta a ser drenada e asfaltada, que trata-se da Rua Nova Viçosa, na região do centro de Mucuri. Para a conclusão das obras de asfalto, a Prefeitura de Mucuri precisou também concluir uma etapa importante das obras de macrodrenagem e requalificação de avenidas e ruas do centro histórico da cidade/sede.

Atualmente, na região do Ginásio de Esportes, na Rua Nova Viçosa, a Prefeitura Municipal está promovendo uma grande intervenção pluvial. Conforme o secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, no local está sendo construída uma Bacia de Retenção e Infiltração, com contensão lateral por meio de muro gabião, para coletar todas as águas da Rua Nova Viçosa e adjacências – com capacidade de reter e absorver junto ao solo pela sua taxa de permeabilidade.

O secretário Victor Augusto explica que a bacia de retenção nada mais é do que uma gigante bacia que mantêm uma lâmina de sugamento no solo e nas laterais com funcionamento permanente com a função de sugar toda a água da chuva em que a rede pluvial despejar sobre ela, pois é uma bacia de infiltração com a finalidade de reduzir o volume das enxurradas, remover alguns poluentes e promover a recarga da água subterrânea.

Segundo ainda o secretário de obras Victor Augusto, a obra da Rua Nova Viçosa é de certa forma um reservatório de retenção, também popularmente conhecido como “piscinão”, pois trata-se de uma estrutura de acumulação temporária das águas de chuva, que contribuem para a redução das inundações urbanas, especialmente em áreas altamente impermeabilizadas e densamente povoadas.

O secretário e engenheiro civil Victor Augusto, destaca que a unidade construída em Mucuri, traz tecnologias inovadoras no atual projeto de drenagem e macrodrenagem que hora se implanta na cidade e, se objetiva com a construção da Bacia de Retenção e Infiltração da Rua Nova Viçosa, reduzir o pico do escoamento para um nível compatível com a capacidade do meio receptor.

“A gestão do prefeito Robertinho vem resgatando a dignidade do povo do município de Mucuri, lhes proporcionando infraestrutura de qualidade, bem-estar, embelezamento e valorização. Aqui além das obras de macrodrenagem, o seu calçamento antigo foi reposicionado e corrigido em vários trechos, com a mesma massa asfáltica fizemos o nivelamento da sua extensão e por último a gestão municipal está aplicando em definitivo a concretização da massa asfáltica nas suas dezenas de ruas”, disse o secretário Victor Augusto.