29 de outubro de 2022 14:00

Prefeitura de Mucuri realiza mais 30 cirurgias de catarata em mais uma ação da Secretaria de Saúde

O Governo Municipal de Mucuri tem realizado, desde o seu início (janeiro/2021), vários investimentos na oferta de serviços de saúde e bem estar da população, priorizando a atenção básica e a reestruturação dos serviços, inovando com ofertas de novos serviços aos cidadãos mucurienses. Nesta última sexta-feira (28/10), a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 30 cirurgias de catarata na cidade de Teixeira de Freitas.

A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.

No início de agosto foram realizados 170 procedimentos cirúrgicos em mutirão na cidade de Medeiros Neto. Os pacientes foram acompanhados pela equipe da Atenção Básica e pelo secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim e também pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que viabilizou também o transporte com conforto, ar-condicionado e lanches para todos que embarcaram.

Mais avanços na Saúde

O serviço municipal de Saúde ganhou mais agilidade no processo de regulação de marcação de consultas, reduzindo, assim, o tempo de espera do paciente. As cirurgias tiveram mais de 90% de redução na fila de espera. Para Léo Lacerda, servidor da Saúde responsável pela regulação, os avanços só são possíveis graças ao empenho constante do secretário de saúde Fernando Jardim e toda a estrutura disponibilizada pelo prefeito Robertinho.

“Com um time afinado, o empenho do prefeito de fazer cada vez melhor, e nos oferecendo as ferramentas necessárias para atender o cidadão com qualidade, é a receita perfeita para avançarmos. Sabemos que ainda há muito por melhorar, por esta razão, a missão que recebemos do secretário Fernando Jardim e do prefeito Robertinho é alcançar a excelência”, enfatizou Léo Lacerda.