26 de abril de 2023 17:19

Prefeitura de Mucuri transfere de UTI Aérea paciente em estado grave do São José de Itabatã para Hospital em Valença

Por meio de parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (26/04), a transferência aérea de uma paciente de 60 anos de idade, moradora do povoado de São Jorge, que se encontrava internada com o seu estado de saúde se agravando no Hospital São José em Itabatã para a Santa Casa de Misericórdia do Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo, na cidade de Valença, a 120 Km de Salvador.

A transferência foi realizada em conjunto pelas equipes do Hospital São José de Itabatã, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, equipe de remoção da Secretaria Municipal de Saúde e Central de Regulação do Estado. A paciente saiu numa UTI Móvel do Hospital São José de Itabatã até o Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas, onde uma Aeronave (UTI Aérea) da Abaeté Aviação Linhas Aéreas pousou às 15h20, decolando às 16h com pouso realizado em Valença, às 17h10.

A paciente Dalva de Jesus Fernandes, 60 anos, moradora do povoado de São Jorge, no município de Mucuri, deu entrada no Hospital São José de Itabatã, às 18h07 desta terça-feira, dia 25 de abril. O quadro clínico da paciente foi falta de ar, mudança no aspecto do escarro e aumento no volume. O seu histórico refere ser tabagista desde os 10 anos e aos 34 anos iniciou o quadro de dispneia progressiva e tosse.

Na madrugada desta quarta-feira (26), o quadro da paciente se agravou, obrigando o médico Leandro Chicon Muniz recomendar por sua transferência com urgência para uma unidade especializada para o caso, quando a Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou para buscar a vaga em algum hospital do Estado e após conquistá-la em Valença, viabilizou toda a operação para a sua transferência aérea.