10 de maio de 2023 07:00

Prefeitura e EMBASA concluem 3ª etapa do projeto “Estação Verde” em Mucuri

A EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento e a Prefeitura de Mucuri, através da SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos executaram a 3ª etapa de arborização da cidade, desta vez reiniciada pela Avenida Coca-Cola, no bairro Jardim Califórnia, na zona oeste de Mucuri. Já são mais de 100 árvores plantadas pela extensa avenida e o projeto já alcançou as intermediações do bairro Brisas do Mar com mais de 1 Km de plantio, mas o objetivo somente nesta região é chegar ao número de 300 mudas plantadas de Ipê, Sibipiruna, Amendoeira e Arueira, especialmente as margens da ciclovia e visa se ampliar para outros bairros da cidade.

Estiveram presentes nesta nova etapa dos trabalhos, o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da Secretaria de Obras, na companhia do estagiário de engenharia civil Thales Souza Santos, além do biólogo Sandro Barros, da Secretaria de Meio Ambiente. A empreitada contou ainda com a colaboração dos servidores da EMBASA de Mucuri, cuja unidade atua como parceira nesse projeto fornecendo as mudas para o plantio através do projeto Estação Verde.  Em novembro de 2021 a EMBASA e a Prefeitura de Mucuri já haviam executado a primeira etapa do projeto “Estação Verde” e em novembro de 2022, o atual projeto foi reiniciado e agora chegou a sua terceira etapa de plantios.

De acordo com o gerente da EMBASA/Mucuri, Rafael Fernandes Miguel, o projeto “Estação Verde” surge numa iniciativa do escritório central da EMBASA de se agregar valor aos trabalhos realizados na ETA – Estação de Tratamento de Água, onde as mudas preparadas são destinadas para propriedades da EMBASA e áreas de influência. Em Mucuri, por exemplo, a prioridade é plantar as mudas de árvores de espécies nativas variadas em vias da zona urbana, matas ciliares do município e nas regiões de nascentes, especialmente nos afluentes dos principais rios do seu território como forma de combater o estado de degradação em que esses mananciais e localidades, muitos já revitalizados, se encontravam, pois o objetivo em médio prazo, é que tenhamos uma vegetação mais adensada, trazendo maior proteção aos mananciais e melhor qualidade da água.

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, a implementação de elementos de paisagismo se mostra imprescindível no processo de readequação das vias públicas, ressaltando que a Avenida Coca-Cola possui pouco mais de 1,5 Km de extensão no trecho que compreende o bairro Jardim Califórnia e o bairro Brisas do Mar, tanto que é considerada uma importante via de acesso dos moradores locais até o centro da cidade, que muitas vezes percorrem o trecho a pé ou de bicicleta, sendo de grande valor o plantio de árvores paralelas às vias, favorecendo o conforto térmico e bem estar físico daqueles que convivem nas redondezas visto que a região apresenta uma alta incidência solar.

O Projeto de Arborização urbana é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Obras em Parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e EMBASA e pretende-se com o projeto implementar elementos de arborização em toda zona urbana do município de Mucuri paulatinamente. Lembra o engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda dos Santos, da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, que além do plantio das mudas, ainda está sendo realizado o georreferenciamento das árvores e catalogação para acompanhamento preciso do projeto. Esse acompanhamento tem colaborado para garantir o desenvolvimento das mudas, visto que o índice de perda está em cerca de 15% até o momento.

“Mas apesar do baixo índice de perda, vale ressaltar que algumas mudas foram danificadas ou tiveram suas estacas de sustentação removidas por terceiros, dessa forma pedimos ajuda à comunidade local para proteger as novas árvores. Convidamos os moradores para regar as plantas, protegê-las de eventuais vandalismos e comunicar a Secretaria de Obras em caso de ocorrências. “Estamos atuando neste projeto sem grandes investimentos e ainda assim, com um índice de sucesso precioso. Essa é uma fase piloto e queremos replicar o projeto, mas para isso precisamos da valiosa colaboração da população para o sucesso desta iniciativa”, apelou o engenheiro ambiental Yuri Miranda.

O biólogo Sandro Akhenaton Sulz Barros Barbosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lembra que a implementação do paisagismo se mostra imprescindível no processo de readequação das vias públicas já iniciado no atual governo do prefeito Roberto Carlos “Robertinho” (UB), assim como a iluminação pública inteligente, o recapeamento asfáltico em CBUQ e a revitalização da infraestrutura urbana em Mucuri. “Com essa terceira etapa concluída alcançamos a marca de pouco mais de 100 árvores plantadas e a expedição ambiental já alcançou as intermediações do bairro Brisas do Mar. Algumas mudas danificadas e que não conseguiram se desenvolver foram replantadas. Ao finalizar a arborização da Avenida Coca Cola pretendemos coletar dados para replicar o projeto em demais localidades e no futuro colher os frutos desse trabalho tão lindo e benéfico a todos”, sintetizou o biólogo Sandro Barros.