04 de novembro de 2021 13:59

Prefeitura e Embasa constituem ação ambiental para plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em Mucuri

Uma ação ambiental entre a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., e a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente marcará um ato de extremo valor para o meio ambiente com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas às margens de mananciais e espaços públicos da cidade de Mucuri. O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva, informou que a EMBASA vem apoiando a recuperação de áreas degradadas em toda Bahia e que em Mucuri, numa parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa irá plantar três mil mudas de espécies nativas em inúmeros espaços públicos da região adjacente à cidade, cujo viveiro preserva as árvores nativas até o ponto do plantio.

O gerente local da EMBASA em Mucuri, o monitor de obras Rafael Fernandes Miguel, disse que além das três mudas de árvores nativas que serão plantadas na cidade de Mucuri, houve ainda a aquisição de sementes, tanto que um viveiro foi construído na base da Estação de Tratamento de Água de Mucuri, onde estão sendo cuidadas outras 2.500 mudas de plantas nativas, que também serão arborizadas em áreas que tem sofrido com os impactos ambientais ou com ausência da vegetação nativa. O objetivo é atenuar os danos causados ao meio ambiente e os impactos que provocam o assoreamento do rio Mucuri e os danos das regiões a beira mar.

“É de fundamental importância a recuperação da área degradada que somente reforça o viés ambiental do serviço prestado pela EMBASA. Por si só, o sistema de esgotamento sanitário tem uma função de evitar a contaminação dos rios e dos lençóis freáticos. Depois do plantio das mudas com os devidos critérios ambientais, uma equipe da EMBASA continuará trabalhando para o desenvolvimento das mudas com os cuidados de irrigação, como forma de garantir a efetiva recuperação ambiental da área”, afirma o gerente local Rafael Miguel.