29 de março de 2021 01:41

Prefeitura utiliza moderna máquina nos serviços de varrição em Mucuri

A operação “Cidade Limpa” da Prefeitura de Mucuri, mutirão lançado desde o início do atual governo municipal, ganhou um grande reforço neste último final de semana com a chegada de um caminhão de varrição mecanizada, que potencializou inicialmente a limpeza da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã. Nesta segunda quinzena de março, à Secretaria Municipal de Obras deflagrou várias frentes de trabalho na limpeza pública do município e no último fim de semana ganhou reforço da nova máquina. A ação foi supervisionada pelo próprio prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que acompanhou o trabalho do caminhão de varrição durante os dois primeiros dias de trabalho da moderna máquina.

O prefeito Robertinho explicou que a operação limpeza que está realizando no município inclui o trabalho de varrição, coleta de entulho e de lixo domiciliar, poda e capinagem nas principais ruas e avenidas da cidade de Mucuri e dos povoamentos, principalmente no distrito de Itabatã. O novo caminhão substitui o trabalho manual de varrição feito por cerca de 40 pessoas e tem a capacidade de armazenar seis metros cúbicos de lixo. Com o uso da máquina, esses funcionários irão atuar na limpeza dos bairros que ainda estão sem o serviço de varrição.

Outro benefício proporcionado pela máquina é a capina e raspagem de meio fio. Além de varrer os resíduos, ela joga água no asfalto para facilitar o procedimento e eliminar a poeira. Toda a sujeira armazenada no caminhão será, em seguida, despejada no aterro regular. A prioridade de uso da máquina que promoveu um trabalho experimental no final de semana, foi realizar a limpeza nas vias principais da zona urbana de Mucuri e Itabatã. Segundo o prefeito Robertinho, existe um déficit muito grande de varrição manual na cidade, por isso, é necessário viabilizar o trabalho da máquina nas principais ruas e avenidas.

“Manter à cidade limpa é uma preocupação do Poder Executivo. É necessário também que à população ajude a manter as ruas e avenidas limpas, fazendo o descarte correto dos lixos e entulhos, não os jogando em vias públicas e calçadas. Os serviços são rotineiros e são realizados gradativamente em todos os bairros do município. Uma Mucuri bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem aqui. Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia, serviços de limpeza e roçagem dão ar de zelo e proporcionam bem-estar. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, que aproveitam melhor os espaços públicos”, disse o prefeito Robertinho.

E acrescenta: “Por trás de toda essa organização, há um time que cuida da cidade. Servidores municipais e terceirizados que começam na madrugada a realizar os serviços, deixando tudo limpo”. “Em tempos de dengue e de pandemia é importante a participação da população na limpeza da cidade, que pode contribuir, evitando jogar, depositar lixo, galhos e entulhos nas ruas, manguezais, córregos e bueiros. Todo esse trabalho faz parte do nosso planejamento de governo em transformar o município de Mucuri em uma das melhores terras do Brasil para se viver em qualidade de vida, trazendo resultados positivos para as vidas das pessoas através de trabalho, cuidado, compromisso e muito planejamento, investindo os recursos públicos com responsabilidade.