19 de maio de 2023 11:11

Programa de imunização de Mucuri é selecionado para participar do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais

Vem do município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, um projeto na área da saúde que vai representar toda a região no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

Com o título “PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MUCURI E SEUS DESAFIOS: TEMPO DE RESGATE DAS COBERTURAS VACINAIS E VALORIZAÇÃO DA VACINAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE”, o trabalho envolve desde a problematização a apresentação de estratégias de fortalecimento das ações de imunização no município, incluindo as comunidades rurais.

O estudo defende também a importância da imunização como uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias, fortalecendo a resposta imune individual e coletiva. A pesquisa foi realizada pelas enfermeiras Érica Lopes Ribeiro Marx e Maria de Fátima Prates Rocha, e apresentada pelo secretário Municipal de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim na 106ª Assembleia Cosems Bahia, em Salvador.

De acordo com os critérios do congresso, o projeto foi selecionado entre os municípios do Extremo Sul por ter se destacado como uma experiência exitosa na região, sendo o único entre os 13 municípios a ter representação no Congresso em julho de 2023.

Dos 50 projetos expostos na Assembleia, 28 foram selecionados para apresentação, concorrendo a premiações na Oficina Nacional ImunizaSUS, que será realizada dentro da programação do XXXVII Congresso Conasems, de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO).

Para o secretário municipal de Saúde, o sentimento é de gratidão. “Estamos muito contentes com mais esse avanço no reconhecimento estadual do desempenho da Secretaria de Saúde de Mucuri no quesito “imunização”. É uma oportunidade única em poder representar a nossa região consequentemente o estado da Bahia, contribuindo ao dividir nossas experiências exitosas com o intuito de poderem ser aplicadas nos demais municípios brasileiros”, celebrou.

E uma sensação de dever cumprido com espírito de coletividade e empatia.

Sobre o CONASEMS

O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS – nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país.

Sobre o Congresso

Em 2023, Goiânia será sede do maior evento de saúde pública da América do Sul: com o tema ‘O SUS que falta no Brasil’. Para a organização do evento, os desafios do Sistema Único de Saúde são muitos e a pandemia do coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores.

Se por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio, por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população, avalia os organizadores.

Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o 37º Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Além da tradicional Feira SUS, com estandes do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, restaurante, credenciamento e afins, esta edição do Congresso Conasems será repleta de atividades.

Entre elas, a mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’, ‘Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS’, além de painéis técnicos que irão contemplar diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.