17 de maio de 2023 22:24

Secretaria de Agropecuária e Pesca de Mucuri inicia 1ª etapa da vacinação contra febre aftosa

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca iniciou a 1ª etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa no município, no dia 1º de maio. A Campanha segue até o dia 31 de maio, e para que o produtor possa declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, deve procurar o escritório de atendimento da ADAB.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca de Mucuri, inaugurou em 2022 para oferecer orientação e apoio aos produtores da região. Em Itabatã, o escritório funciona na Subprefeitura de 7h às 13h, sem intervalo, contando sempre com a presença de um técnico agrícola que realiza o suporte necessário.

Segundo a Secretaria de Agropecuária, no território do município de Mucuri, há aproximadamente 366 propriedades, e quase todas realizaram a declaração da vacina. Sendo importante que todos se empenhem com a vacinação do rebanho, pois a Febre Aftosa é uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, causada por um vírus, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras, se dissipando pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus. Por isso a vacina é essencial, para livrar o rebanho da contaminação.

Em Mucuri, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Agropecuária, existem 44.170 cabeças de gado registradas e cerca de 366 produtores registrados oficialmente. Vale destacar que as equipes estão trabalhando constantemente para a formalização de outros produtores.

O escritório da ADAB em Mucuri também realiza a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) que permite o trânsito do rebanho, declaração de vacinas diversas e apoio ao produtor. Para essa Campanha contra Febre Aftosa, a equipe orienta que o produtor envie a geolocalização da sua propriedade, a fim de que a ADAB consulte as coordenadas geográficas e prossiga com os trâmites legais.

A localização da sua propriedade pode ser enviada para o número (73)99949-6447, via WhatsApp, conforme descrito na imagem abaixo: