08 de maio de 2023 15:36

Secretaria de Agropecuária oferece serviços de maquinário para colheita de silagem da agricultura familiar em Mucuri

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria de Agropecuária e Pesca, vem dando suporte aos agricultores do município na produção de silagem, um dos principais alimentos do gado durante o inverno. A aquisição de uma picadeira à diesel será mais uma forma de suporte às necessidades dos produtores rurais, estimulando a produção agrícola, a preparação e preservação do solo, o desenvolvimento do cultivo de diversas culturas, além da criação de animais.

Além do maquinário, a Secretaria de Agropecuária e Pesca disponibiliza a equipe formada por técnicos e profissionais em constante atendimento ao produtor, levando atualizações, informações e aprimoramento à produção do campo, acompanhando inclusive o processo de confecção da silagem para garantir que todas as etapas sejam bem feitas, para garantir que os animais tenham alimento no período de escassez de volumoso (capim) e a produção de leite seja mantida.

Com a técnica adequada, a silagem pode ser armazenada por mais de 3 anos e utilizada no momento que o produtor julgar oportuno, trazendo benefícios à renda familiar, aumento da sua produtividade e toda a cadeia produtora de leite.

Em breve, finalizado esse processo, a Secretaria iniciará a segunda fase, que consiste na disponibilização de um resfriador de 2000 litros de leite. Esse equipamento deverá ser instado em região produtora de leite, com o objetivo de armazenar o leite ordenhado além de gerar economia e aumentar os lucros da produção.

Assim, a Prefeitura de Mucuri reafirma seu compromisso também com o homem do campo, trabalhando para beneficiar diretamente o pequeno produtor rural, através de incentivos, projetos e ações que fomentem a produção, aumentem a renda e melhore a qualidade de vida das pessoas.

A Secretaria de Agropecuária e Pesca informa que os produtores que necessitarem do auxílio para confecção de silagem, bem como dos equipamentos e utensílios para sua fabricação, devem procurar a equipe no endereço da própria Secretaria, Rua Canarias, 270, 1° Andar, bairro Malvinas, em Mucuri/sede.