27 de maio de 2021 17:58

Secretaria de Saúde de Mucuri e 24ª CIRETRAN realizam blitz educativas com enfoque na prevenção de acidentes e da Covid-19

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde em ação conjunta com a 24ª Coordenadoria Regional de Trânsito de Teixeira de Freitas e a 89ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itabatã, realizou durante toda manhã desta quinta-feira (27/05), no distrito de Itabatã, uma blitz educativa com a intenção de melhorar a convivência entre pessoas e carros nas ruas e também com enfoque na prevenção da Covid-19, na oportunidade que se celebra o mês da segurança no trânsito.

A blitz educativa se realizou na quinta-feira (27) no distrito de Itabatã e na sexta-feira (28) na cidade de Mucuri.  As ações de conscientização estão ocorrendo em razão da campanha “Maio Amarelo” onde se trabalha um mês inteiro para pensar em segurança no trânsito, uma campanha pela redução de acidentes e por uma direção mais responsável por parte dos brasileiros, quando também se usa um laço amarelo para conscientizar as pessoas sobre o tamanho do problema.

Tanto em Itabatã quanto em Mucuri, a campanha acontece também de forma oportuna, onde a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem levado mais informações e orientações para a população sobre Covid 19. Em Itabatã a ação de saúde na blitz foi composta pelas agentes comunitárias de saúde Jovenildes Mota, Miriam Zucoloto e Elizete Pereira da unidade central da ESF – Estratégia Saúde da Família Almir Zon, coordenada pela enfermeira Larissa Lamonato, onde a equipe distribuiu aos motoristas álcool gel, máscaras, folders e aferiu temperatura das pessoas abordo nos veículos.

Conforme a enfermeira Larissa Lamonato, da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, o objetivo é orientar as pessoas sobre os cuidados que devem tomar como distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos. Tanto que durante as intervenções são exibidas mensagens das profissionais de saúde aos motoristas, ressaltando sobre a importância do uso de máscara e do distanciamento social para evitar a transmissão do vírus.

“Estamos mostrando as pessoas do volante a importância dos cuidados individuais para que não levem o vírus para sua família, são tempos difíceis, mas, precisamos que cada um faça sua parte. Mais de certa forma, foi muito boa a receptividade dos condutores durante as abordagens nesta manhã. Esperemos conscientizar o maior número de usuários de nosso trânsito”, alertou a enfermeira Larissa Lamonato.

A blitz reúne além da equipe da saúde de Mucuri, quanto uma equipe de 5 pessoas da 24ª Ciretran, equipes da Polícia Militar e voluntários. Os agentes fizeram abordagens especialmente no cruzamento do largo da Rodoviária de Itabatã, com a intenção de melhorar a convivência entre pessoas e carros nas ruas, com simples atitudes como atravessar na faixa, andar pela calçada e respeitar a sinalização. Cerca de 300 veículos foram abordados durante a blitz em Itabatã que tinha como objetivo orientar os condutores que passavam pelo local. Durante a ação os motoristas receberam dicas de segurança e brindes de prevenção a Covid da Secretaria de Saúde. Muitos motoristas abordados elogiaram a ação e ficaram atentos a todas as orientações realizadas.

Segundo Fabiane Ferreira Neres, coordenadora da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, o objetivo da campanha do “Maio Amarelo” é levar aos pedestres, motoristas, ciclistas, a uma reflexão sobre sua postura no trânsito e incentivar a mudança de comportamento entre os que cometem infrações. E as atividades buscam alertar motoristas e pedestres sobre a necessidade de reduzir o número de acidentes por imprudência ou consumo de álcool enquanto dirige.

“O nosso objetivo é que as blitzs educativas surtam efeitos, onde os motoristas respeitem as leis de trânsito, respeitando a vida, por meio da conscientização que, por sua vez, melhoram a segurança no trânsito. É importante que o motorista esteja consciente de que qualquer irregularidade oferece risco para outras pessoas”, disse a coordenadora regional da 24ª CIRETRAN, Fabiane Ferreira Neres.