26 de novembro de 2022 11:26

Secretaria de Saúde de Mucuri envia enfermeira para participar de formação sobre Tele-Espirometria na UFMG

Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), a enfermeira e coordenadora da Unidade de Saúde da Família 012 – Waltho Guerra no distrito de Itabatã, Yaciara Regina Carvalho Silvano, participou das aulas práticas do curso de Tele-Espirometria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A enfermeira participou também do curso EAD para o treinamento dos técnicos em espirometria, com início em 25 de outubro de 2021, composto por 13 aulas.

O curso foi ofertado pelo Tele Saúde de MG em parceria com a UFMG e Ministério da Saúde, com objetivo de oferecer ferramentas digitais que auxiliem o cuidado das pessoas com doenças respiratórias crônicas na Atenção Primária à Saúde.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, o projeto é de extrema importância e visa aumentar a oferta da realização de espirometrias por meio da capacitação de profissionais para realização dos exames no próprio município de Mucuri, o que proporcionará uma importante ferramenta de apoio diagnóstico em pessoas com doenças respiratórias crônicas.

“O diagnóstico adequado leva a tratamentos corretos e resultados favoráveis quanto ao controle, por exemplo, da asma, DPOC, reduzindo os sintomas, crises agudas e internações hospitalares. Com essa capacitação em espirometria, o exame essencial nesse diagnóstico, o município de Mucuri cumpre uma das metas de governo do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que é capacitar nossos servidores para ofertar maiores e melhores serviços de saúde no próprio município”, explicou o secretário.

Na oportunidade, através da parceria entre a UFMG e Ministério da Saúde, foi cedido ao município de Mucuri um aparelho espirômetro para que em breve esse exame seja ofertado à população.

Assim, o município se prepara agora para em breve disponibilizar o serviço na Atenção Primária à Saúde com a expectativa de melhorar o cuidado prestado aos usuários com doenças respiratórias crônicas.