30 de outubro de 2021 21:43

Secretaria de Saúde de Mucuri finaliza campanha em alusão ao “Outubro Rosa” com ação especial dedicada às mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri está concluindo a campanha do “Outubro Rosa” que é um movimento popular, realizado mundialmente para conscientizar homens e mulheres sobre a importância do autoexame e o cuidado preventivo ao Câncer de Mama. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

A campanha do “Outubro Rosa” no município de Mucuri alertou a sociedade sobre diagnóstico precoce, tratamento, causas e outras questões relacionadas ao câncer de mama – doença que acomete principalmente mulheres, e, mais raramente, homens também. Cerca de 1% da população acometida de Câncer de Mama atualmente é do público masculino, a grande maioria ainda são as mulheres, com mais de 2 milhões de casos somente no último ano, no mundo. Somente em 2020, esse tipo de câncer causou mais de 680 mil óbitos.

A proposta da Secretaria de Saúde de Mucuri, neste mês de atenção contra o câncer de mama, é enaltecer as mulheres. Neste “Outubro Rosa”, a autogestão equipara a força feminina à grandiosidade do universo e colore o céu de cor-de-rosa numa campanha de abrangência nacional. Nesta sexta-feira (29/10), as Unidades Básicas de Saúde de Mucuri realizaram palestras de conscientização à prevenção ao Câncer de Mama, onde cerca de 410 mulheres realizaram o exame da Mamografia.

O Ministério da Saúde do Brasil recomenda a mamografia a partir dos 50 anos. No entanto, dados mostram que mais de 40% dos casos de câncer de mama acontecem em mulheres com menos de 50 anos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) está indicando o exame a partir dos 40 anos.

Após os atendimentos, os laudos que foram gerados das Mamografias são encaminhados ao médico mastologista para avaliação, dando início ao tratamento mais brevemente possível caso seja identificada alguma alteração. O “Outubro Rosa” em Mucuri conscientizou bem a população sobre a importância do exame na intenção de se descobrir o diagnóstico cedo, com alta chance de cura.

A médica mastologista Fernanda Lemgruber da Silva Tavares, reforça a importância de priorizar a saúde, com todos os cuidados necessários. “Conheça o seu corpo, aprenda a identificar anormalidades; o autoexame da mama pode ser um aliado para o diagnóstico de câncer de mama, mas não substitui a avaliação realizada pelo profissional médico especializado em saúde da mulher e muito menos a mamografia. É muito importante a realização da campanha, é necessário levar essas informações e orientar sobre exame e prevenção. Quando descoberto em fase avançada fica incontrolável. Em outubro, o nosso universo é rosa, como protagonistas de histórias de autocuidado, superação, autoestima e fé”, ressalta a médica Fernanda Lemgruber.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, informa que a programação do “Outubro Rosa” em Mucuri obteve bons resultados, onde centenas de mulheres foram contempladas, para acelerar o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, uma das enfermidades que mais atacam mulheres acima dos 50 anos. “As mamografias são voltadas para mulheres dos 50 aos 69 anos, ou mulher que tenha algum histórico familiar, faixa etária e perfil recomendados pelo Ministério da Saúde”.

Segundo o secretário Fernando Jardim, quando se começou em agosto e setembro a se fazer mutirões com as mulheres, havia ocorrido uma preocupação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), de zerar a fila de espera para exames de mamografia que existia desde o ano passado. “A intenção da gestão foi adiantar estes exames antes do “Outubro Rosa” e em caso de o resultado apresentar anormalidades, a usuária era imediatamente encaminhada para as referências municipais onde se teve acesso a um mastologista”.

E acrescentou o secretário Fernando Jardim: “Realizamos mutirões nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto e nos dias 04, 11, 18 e 25 de setembro, transportando 240 pacientes de Mucuri para os exames no Ultra Imagem Diagnósticos em Teixeira de Freitas, de forma gratuita por meio de uma pactuação celebrada entre a Prefeitura de Mucuri e o referido laboratório e essa nossa ação anterior foi essencial, porque pensamos num período mais confortável durante a campanha do Outubro Rosa. E foi a realidade, uma ação da gestão que tem buscado de todas as formas cuidar da população, sem medir esforços. Entendemos perfeitamente, que foi um bom começo para despertar nos cidadãos e nas cidadãs mucurienses o hábito de cuidar da saúde”, enfatizou Fernando Jardim.

Por: Milka Morais