16 de maio de 2023 17:12

Secretaria de Saúde de Mucuri oportuniza 4ª remoção de paciente grave em UTI aérea no intervalo de 20 dias

Nesta segunda-feira (15/05), uma paciente de 71 anos deu entrada na emergência do Hospital São José em Itabatã apresentando problemas cardíacos e uma fratura no colo do fêmur direito, em decorrência de uma queda.

Diante da complexidade do quadro de saúde, prontamente a equipe médica do HSJ liderados pela médica plantonista Ludimilla Gama Rodrigues, entrou em contato com a Central de Regulação do Governo do Estado da Bahia, para realizar a transferência dessa paciente.

A paciente apresentou no relatório médico, histórico com dois AVCs prévios, hipertensão, ausência de movimento voluntário do lado direito do corpo e miocardiopatia dilatada.

A miocardiopatia dilatada é uma doença que não afeta a estrutura do coração propriamente dita, mas sua função e seu tamanho, principalmente do ventrículo esquerdo. Não tem cura, mas o tratamento permite que através de medicamentos e terapias o paciente consiga ter controle com a melhora dos sintomas.

O Hospital de Especialidades da Saúde – Neuroccor em Porto Seguro, recebeu já na terça-feira (16), a senhora oriunda do distrito de Itabatã, com uma equipe de profissionais altamente capacitados, destacando-se como um dos melhores centros médicos da região Sul da Bahia, desde pronto atendimento a clínica cirúrgica.

O secretário Municipal de Saúde, bioquímico Fernando Jardim parabenizou a agilidade e o atendimento de excelência da equipe. “Foram quatro transferências em UTI aérea dentro do período de 20 dias, com todos os pacientes atendidos em tempo recorde. Não basta somente atender rápido, é preciso humanização e sei que nossos profissionais ofertam o melhor atendimento humanizado. Em nome do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) quero agradecer ao CER pela parceria de sempre e à nossa equipe pela entrega de qualidade”, destacou o secretário Fernando Jardim.